Microcarro elétrico estreará nas ruas dos EUA ainda este ano

Imagem de um micro veículo elétrico trafegando sozinho numa rua de um bairro residencial ilustra o post cujo título diz que um microcarro elétrico estreará nas ruas dos EUA ainda este ano.
O modelo Zero é classificado como LSV ou NEV nos EUA e estará à venda a partir do 3º trimestre de 2024 por um preço inicial equivalente a R$ 60 mil. Imagem: Eli Electric Vehicles/New Atlas/Reprodução.

A Eli Electric Vehicles, com sede em Los Angeles, está lançando seu principal microcarro elétrico Zero no mercado dos EUA ainda este ano, na esperança de aproveitar o sucesso de vendas na Europa e em outros lugares.

Se você dirige apenas alguns quilômetros por dia, e não tem corridas escolares ou caronas para se preocupar, o tamanho pequeno faz muito sentido ao selecionar um veículo urbano. Recentemente, temos visto vários micro-EVs disputando as carteiras – e corações – de motoristas experientes, incluindo o Ami da Citroën, o adorável Microlino, o S04 da Itália e, claro, o Twizy da Renault (rebatizado de Mobilize Duo).

A Eli, startup de mobilidade com sede em Los Angeles, sempre teve os EUA na mira da produção do Zero, mas primeiro foi começar suas vendas na Europa e na Polinésia Francesa, onde o Zero está sendo usado para “transporte pessoal, ecoturismo e frotas governamentais”. Ainda este ano, modelos revisados e atualizados do Zero chegarão às estradas dos EUA.

A startup diz que o Zero combina “agilidade semelhante à da motocicleta com suavidade e estabilidade semelhantes às de um carro, facilitando a mobilidade e os problemas de estacionamento em todas as condições climáticas”. Ele é classificado como um LSV (Low-Speed Vehicle) ou NEV (Neighborhood Electric Vehicle) nos EUA, e está sendo oferecido em dois modelos: um micro-EV padrão e uma versão Plus com alguns extras legais.

Imagem de um micro veículo elétrico estacionado numa vaga apertada numa rua do centro de uma cidade ilustra o post cujo título diz que um microcarro elétrico estreará nas ruas dos EUA ainda este ano.
Estacionar no centro da cidade não deve apresentar desafios para o compacto Eli Zero. Imagem: Eli Electric Vehicles/New Atlas/Reprodução.

As ruas do centro da cidade logo podem ficar entupidas com veículos de tamanhos regulares e, na maioria das vezes, encontrar uma vaga para estacionar será um desafio. O Zero foi projetado com essas duas coisas em mente – ele mede apenas 2,25 x 1,38 x 1,63 metros, beneficia-se de um círculo de giro relativamente apertado de 7 m e ocupa uma fração de uma vaga padrão.

Seu motor elétrico de tração traseira de 6 kW oferece duas formas de condução até uma velocidade máxima de 40 km/h, o que naturalmente o manterá fora das estradas, mas deve ser uma boa opção de uso sugerido para o deslocamento urbano, em condomínios fechados, em campi universitários e para o turismo.

O micro-EV pode ser usado com uma bateria LFP de 8 kWh e autonomia de aproximadamente 96 km por carregamento, ou um pacote de 12 kWh para até 48 km extras. A frenagem regenerativa poderia potencialmente aumentar um pouco mais [a autonomia]. Quando conectado, seu tempo de recarga leva de duas a quatro horas em tomadas 220-240 V (mais longo se for de 120 V). Um carregador doméstico está incluído e um cabo CA Tipo 1 está disponível como opção.

“O Sistema de Recuperação de Freio e Energia, também conhecido como frenagem regenerativa, juntamente com o Modo Eco ajudam a alcançar 285+ MPGe [milhas-por-galão equivalente], cerca de 10% do consumo de energia de um carro convencional e 2 vezes mais eficiente do que um carro elétrico comum”, disse a empresa em um documento à imprensa.

O Eli Zero comporta duas pessoas e tem um porta-malas para duas malas de mão ou uma bolsa de ginástica. Imagem: Eli Electric Vehicles/New Atlas/Reprodução.

O Zero acomoda dois bancos lado a lado em tecido ou couro vegano, dependendo da opção do modelo, e possui portas de vidro e teto solar basculante. A entrada e a partida do micro-EV são feitas sem chave – e um sistema de ar condicionado já vem de fábrica. O Zero conta com um painel digital de instrumentos– que fica na frente de um volante envolto em couro vegano – e há uma câmera de estacionamento na parte traseira e sensores de radar que auxiliam dar ré com segurança na hora de parar em vagas apertadas.

O veículo se beneficia da suspensão dianteira MacPherson e uma barra anti-rolagem, e apresenta aros de liga de alumínio com pneus 165/65 de 13 polegadas, bem como freios hidráulicos a disco com assistência elétrica.

O sistema ABS não está disponível no veículo padrão, mas pode ser opcional com o pacote Plus, no qual os motoristas também terão uma direção assistida, configuração de porta com fechamento suave, luzes de condução em LED junto com os faróis duplos de série, alto-falantes e conectividade Bluetooth, além da opção para incluir uma tela de infoentretenimento Sony de 10,1 polegadas compatível com o Apple CarPlay e o Android Auto.

Completando as principais especificações, está um porta-malas de 160 litros – espaço considerado suficiente para “duas malas de mão, mantimentos ou uma bolsa de ginástica”. Ah, o micro-EV também tem um sistema built-in que emite um alerta de áudio para informar aos pedestres que um veículo está se aproximando.

Imagem de um micro veículo elétrico estacionado e mostrando suas duas portas de vidro abertas ilustra o post cujo título diz que um microcarro elétrico estreará nas ruas dos EUA ainda este ano.
O modelo Eli Zero Plus vem com um sistema de fechamento suave para as portas de vidro. Imagem: Eli Electric Vehicles/New Atlas/Reprodução.

O minúsculo Eli Zero estará disponível para vendas por meio de distribuidores e revendedores locais nos EUA a partir do 3º trimestre deste ano, com preços a partir de US$ 11.990.

“Os EUA são o maior mercado de micro-EV com mais de US$ 120 bilhões, representando uma oportunidade significativa para a Eli ser líder neste segmento”, disse Marcus Li, CEO e fundador da Eli. “Nosso objetivo é transformar as viagens urbanas, capacitando os passageiros a se reconectarem com suas comunidades por meio de veículos elétricos compactos e ágeis que permitem uma melhor utilização do espaço urbano, redução do congestionamento, facilidade de estacionamento e, finalmente, uma melhor qualidade de vida nas cidades.”

As reservas podem ser feitas agora mediante um depósito totalmente reembolsável de US$ 200. A linha de montagem de 11 estações de trabalho da empresa tem capacidade de produção para mais de 4.000 veículos por ano.

Fonte: Eli Zero

Artigo original (em inglês) publicado por Paul Ridden na New Atlas.

Sobre o autor
Paul Ridden é obcecado por tecnologia da computação, cujo fascínio evoluiu de hobby a carreira antes de ele passar um período de 10 anos na França, onde começou a trabalhar para a New Atlas, em 2009. Agora de volta à Blighty, sua terra natal, ele atua como editor-chefe da New Atlas na Europa.

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