Por que a sustentabilidade é crucial para a estratégia corporativa
A sustentabilidade tem se tornado cada vez mais crítica para as organizações se manterem relevantes e competitivas no mundo contemporâneo. Hoje, ela deve ser parte integrante do desenvolvimento da estratégia corporativa e impulsioná-la exige que as organizações transformem cada uma das divisões de negócios, de forma parecida como na transformação digital. Dessa forma, é possível refletir por que a sustentabilidade é crucial para a estratégia corporativa.
A sustentabilidade nas organizações acontece em três áreas representadas pela sigla ESG, que em português significa Meio Ambiente, Social e Governança.
Estratégias corporativas sustentáveis são o futuro
Uma publicação do MIT diz que 90% dos executivos acreditam que a sustentabilidade é importante. O problema reside na falta de sua implantação, visto que apenas 60% das organizações têm estratégias de sustentabilidade. Assim, torna-se imperativo ter não somente uma estratégia de sustentabilidade, mas ter também um diretor de sustentabilidade que reporte diretamente ao conselho.
De acordo com a McKinsey, as organizações podem fazer investimentos de longo prazo se tiverem uma estratégia de sustentabilidade. Porém, impulsionar a sustentabilidade em uma organização apresenta desafios que incluem um fraco comprometimento do conselho, pouca responsabilidade, lacunas de talentos e equipes de sustentabilidade sem autoridade para executar iniciativas.
Fatores que impulsionam a sustentabilidade como parte da estratégia
Demanda dos investidores – Um dos fatores mais poderosos que moldam a mudança para a sustentabilidade é a pressão dos investidores. Uma pesquisa do Gartner revelou que 85% dos investidores consideraram fatores ESG em seus investimentos em 2020, enquanto 91% dos bancos monitoram o desempenho ESG dos investimentos.
A carta recente de Larry Fink, CEO da BlackRock (maior gestora de ativos do mundo), deixa claro que a comunidade de investidores está focando na sustentabilidade. Ele escreve que ser sustentável não é apenas fazer a coisa certa, mas produzir lucros sustentáveis e de longo prazo.
Demanda do consumidor – Com um número crescente de consumidores pertencentes às gerações Y e Z, a demanda por produtos sustentáveis está aumentando. Uma matéria diz que 73% dos consumidores da Geração Z dizem que estão dispostos a gastar mais em produtos sustentáveis.
Um estudo da Deloitte mostra que cerca de 60% dos consumidores no Reino Unido reduziram o uso de plástico descartável para se adaptar a um estilo de vida mais sustentável. Marcas com fortes credenciais sustentáveis foram cobiçadas por 1/3 dos consumidores do Reino Unido.
Com o aumento global no nível de demanda por sustentabilidade, incorporá-la na estratégia corporativa torna-se essencial para que qualquer empresa permaneça relevante nos próximos anos.
Exigências regulatórias – O Acordo Climático de Paris deixou claro que os governos precisam ser mais rígidos. Países como Suécia e Alemanha têm metas net zero para 2045, enquanto o Reino Unido, Canadá, Japão e outros assumiram esse compromisso para 2050.
A taxonomia da União Europeia – que regula as empresas com base em sua sustentabilidade ambiental – afeta não apenas as empresas da região, mas também as empresas globais que fazem negócios com os países-membros.
Considerando o movimento de muitos governos em direção à sustentabilidade, as organizações devem começar a transformar suas operações para se tornarem mais sustentáveis. Ser proativo em relação à sustentabilidade levará a um melhor relacionamento com os órgãos reguladores.
Atraindo Talentos – Ser um negócio sustentável é importante para atrair talentos. Em uma pesquisa da Deloitte, 49% da Geração Z e 44% da Y disseram que fizeram escolhas de carreira com base na ética pessoal.
Uma publicação do New York Times diz que uma pesquisa recente mostra que 51% dos alunos de administração dos EUA estariam dispostos a receber salários mais baixos se a empresa fosse ambientalmente responsável. Com uma necessidade crescente de talentos, não focar na sustentabilidade pode levar uma corporação a perder para os concorrentes que focam.
Aumento da Produtividade – Ser sustentável fará com que colaboradores fiquem mais motivados para ter um melhor desempenho, diz um artigo da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia.
A sustentabilidade reduz custos e pode afetar os lucros operacionais em até 60%, de acordo com a McKinsey. E ser sustentável também aumenta a produtividade, diz um estudo da Deloitte, o qual mostra que empresas com culturas inclusivas têm rentabilidade 27% maior e produtividade 22% maior.
Priorizando a sustentabilidade na estratégia corporativa
A sustentabilidade terá um papel fundamental nos próximos anos e incorporá-la no centro da estratégia corporativa será fundamental para a empresa. O Financial Times diz que já existe um aumento no número de empresas da Fortune 500 escolhendo seus primeiros Chief Sustainability Officers.
Portanto, dar importância à sustentabilidade será essencial para que as empresas possam atender a pressão dos investidores, a demanda do consumidor, os requisitos regulatórios, a aquisição de talentos e garantir o aumento da produtividade.
Artigo original (em inglês) publicado por Talal Rafi no Fórum Econômico Mundial–WEF.
Sobre o autor
Talal Rafi é Economista e Consultor Sênior de Gestão Global na Deloitte e membro da Rede Global de Economistas da Deloitte. Ele também é colunista regular do Fundo Monetário Internacional, onde escreve sobre temas de Gestão de Finanças Públicas.