Noz pecan é uma ótima aliada no combate à obesidade e diabetes

Imagem de nozes pecan em cima de uma mesa para ilustrar o post que diz que a noz pecan é uma grande aliada no combate à obesidade e diabetes.
Heróis em uma concha cheia: Pesquisadores descobriram mais sobre os benefícios da noz pecan para a saúde. Foto: Polina Tankilevitch/Pexels.

Os cientistas defendem que as nozes pecan recebam o status de “superalimento”, já que um novo estudo revela que elas apresentam alguns pontos fortes surpreendentes. Pesquisadores dos EUA e do México descobriram que o consumo de noz pecan (Carya illinoinensis) poderia reduzir com sucesso os impactos na saúde de uma dieta rica em gordura, aumentando o gasto de energia, diminuindo a disbiose – um desequilíbrio intestinal que pode levar a muitos problemas desagradáveis de digestão – e reduzindo a inflamação.

Em um estudo conduzido por 18 semanas, camundongos foram divididos em um grupo com dieta rica em gordura e recebendo nozes inteiras, enquanto que outro grupo recebeu uma dieta semelhante, mas com extrato de polifenóis de noz pecan.

Tanto em um grupo como no outro houve uma redução retumbante na massa gorda, colesterol no sangue, insulina e HOMA-IR (Homeostatic Model Assessment for Insulin Resistance). As nozes reforçaram a atividade metabólica no tecido adiposo marrom e reduziram o conteúdo de lipídios hepáticos.

A disfunção metabólica e o acúmulo de lipídios hepáticos desempenham um grande papel em condições crônicas, como a doença hepática gordurosa.

“O número de casos de obesidade e diabetes está aumentando na sociedade moderna em todo o mundo, e a tendência no consumo de dieta rica em gordura é uma das principais razões, além do estilo de vida e da predisposição genética”, disse Luis Cisneros-Zevallos, professor de horticultura e ciência de alimentos na Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida, no estado americano do Texas. “As pessoas estão em busca de opções mais saudáveis e agora mostramos que a pecan é uma ferramenta benéfica que os consumidores têm em suas mãos.”

Já conhecidas por serem ricas em ácidos graxos poli-insaturados, saudáveis para o coração e fibras, as nozes também contêm vitamina A e vitamina E, algumas do complexo B, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e zinco. Esta pesquisa se junta a um crescente corpo de trabalho que tem se concentrado nos benefícios que as nozes oferecem para a saúde.

Embora mais pesquisas sejam necessárias, os cientistas acreditam que o modelo de camundongo espelha o metabolismo humano. O estudo sugere que uma pessoa pesando 59 kg deve ter como objetivo comer diariamente entre 22 e 25 metades de noz pecan, ou entre 21 e 36 g de farinha de noz pecan desengordurada. Há cerca de 196 calorias em 20 metades de noz pecan.

Há também o potencial para o desenvolvimento de novos suplementos.

“Quanto mais sabemos sobre as funcionalidades únicas da noz pecan, maiores as possibilidades de criarmos produtos mais saudáveis”, disse Cisneros-Zevallos. “Este trabalho ajudará no desenvolvimento de novos usos e produtos a partir da noz pecan.”

A pesquisa foi publicada no periódico MDPI.

Fonte: Texas A&M University

Artigo original (em inglês) publicado por Bronwyn Thompson na New Atlas.


Sobre a autora
Bronwyn Thompson tem diplomas de jornalismo e zoologia e possui mais de 20 anos como escritora e editora. Ela tem interesse particular em neurociência, genética, comportamento animal e biologia evolutiva. Em fevereiro de 2023, Bronwyn encontrou um lar feliz na New Atlas.

Outros Posts