Contêiner de navio é transformado numa casa minimalista

Imagem externa de um contêiner revestido de ripas de madeira para ilustrar o post cujo título diz que um contêiner de navio é transformado numa casa minimalista.
O exterior da pequena casa também tem um deck e portas grandes de vidro duplo que são sombreadas por ripas de madeira. Imagem: João Carranca/New Atlas/Reprodução.

O estúdio português Madeiguincho fez uso soberbo de um antigo contêiner, transformando-o numa casa minimalista atraente. A empresa modificou bastante a caixa simples de metal, adicionando um terraço na cobertura e um interior que otimiza espaço e se abre para o exterior por meio de uma seção de parede operável.

A casa tem como base um contêiner padrão para transporte e mede 6 x 2,5 m. Com acabamento em madeira e terraço na cobertura, a casinha ostenta uma grande abertura, isolamento e janelas operáveis que, juntos, devem ajudar a manter seus ocupantes numa temperatura confortável.

Este é realmente o calcanhar de Aquiles de qualquer arquitetura baseada em contêiners. Por mais elegantes que sejam, ainda são essencialmente caixas grandes de metal – como posso confirmar, tendo passado vários invernos galeses em um contêiner sem aquecimento, usado como espaço para ensaios de uma banda – embora com esforço suficiente possam ser adaptados até mesmo aos climas mais extremos.

Uma escada dá acesso ao terraço na cobertura. Uma parede externa do contêiner foi deixada descoberta para quem estiver dentro poder abrir a residência quando o clima for favorável. O exterior da pequena casa também tem um deck e portas grandes de vidro duplo que são sombreadas por ripas de madeira.

O interior da casa tem o acabamento em madeira selecionada. Imagem: João Carranca/New Atlas/Reprodução.

O interior propriamente dito apresenta uma decoração em madeira que remete a trabalhos anteriores da Madeiguincho, como o Vigia. Com sensibilidade, o estúdio não tenta ser muito exigente com o layout, dado o espaço limitado que é disponível. Em vez disso, o interior está centrado em torno de uma grande sala com uma cama elevada, permitindo algum armazenamento na parte de baixo, bem como uma área de estar em forma de L. A janela estilo vigia também dá um toque agradável.

A casa conta ainda com uma cozinha pequena e simples que possui uma pia, armários e, presumivelmente, algumas instalações básicas de cozinha, como fogão e forno. Do lado oposto da cama encontra-se um pequeno banheiro com chuveiro e vaso sanitário.

A pequena casa está localizada em Lagos, na bela região do Algarve, em Portugal, e pode ser alugada para estadias de curto prazo – o que parece muito mais adequado para um espaço compacto do que seria para uma casa completa.

Uma parede externa do contêiner foi deixada descoberta para quem estiver dentro poder abrir a residência quando o clima for favorável.

Fonte: Madeiguincho

Artigo original (em inglês) publicado por Adam Williams na New Atlas.

Sobre o autor
Adam Williams vasculha o mundo a partir de sua casa, na Espanha, para trazer o melhor da arquitetura inovadora e do design sustentável para as páginas da New Atlas. A maior parte de seu tempo livre é gasta brincando com música, mexendo em computadores Macintosh antigos e tentando manter na estrada seu ônibus VW ainda mais antigo.

Outros Posts