Arranha-céu audacioso de 1 km de altura será o maior do mundo
Até o momento, o ano de 2023 está sendo incrível para a arquitetura da Arábia Saudita. Primeiro, o país confirmou que seu projeto intitulado A Linha, [cidade linear] de 170 km de comprimento, segue em frente; depois revelou planos para uma torre cuboide grande o suficiente para abrigar 20 prédios Empire State. Agora, o país retomou os planos extremamente ambiciosos e recomeçou a construção da Torre de Jeddah e esse arranha-céu audacioso de 1 km de altura será o maior do mundo.
Desde que foi concluído em 2010, o Burj Khalifa de Dubai reinou supremo como a estrutura artificial mais alta do mundo, com 828 metros de altura. Embora não temos conhecimento da altura final da Torre de Jeddah, sabemos que ela ultrapassará esse marco significativamente, atingindo pelo menos a altura de 1.007 metros na cidade portuária de Jeddah, no Mar Vermelho, na Arábia Saudita.
Para colocar isso em perspectiva, esse arranha-céu mega alto terá mais de três vezes a altura da Torre Eiffel e mais do que o dobro da altura do Empire State Building.
Projetado por Adrian Smith, da AS+GG, que também está por trás do Burj Khalifa, o prédio de Jeddah será definido por uma forma triangular relativamente simples e afinada, inspirada nas folhas dobradas de uma planta do deserto que visa garantir que ela resista às cargas de vento punitivas que estão presentes em tais alturas. Ancorando tudo isso está um sistema de fundação maciça de concreto suportado por 270 estacas escavadas que atingem profundidades de até 105 metros.
Seu interior medirá 530.000 metros quadrados e contará com 59 elevadores de alta velocidade que serão instalados para ajudar as pessoas se locomoverem, cinco dos quais serão de dois andares. O prédio também contará com o observatório mais alto do mundo, assim como um hotel, espaço para escritórios e apartamentos de luxo.
Embora a construção da Torre de Jeddah tenha começado há uma década, as obras permaneciam paradas há vários anos, com vários relatos apontando os expurgos do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman e a consequente intriga palaciana como a causa para o atraso da obra.
No entanto, de acordo com o Middle East Business Intelligence, o projeto está de volta aos trilhos, com uma série de empresas convidadas a licitar o contrato para terminá-lo, incluindo grandes nomes como Skanska e a empresa de construção e engenharia da Samsung. O orçamento original para o projeto era de cerca de US$ 1,2 bilhão, embora esse valor tenha aumentado ao longo dos anos.
A Torre de Jeddah também servirá como uma peça central de uma área ainda maior e de uso misto. Porém, ainda é cedo e não há uma confirmação oficial sobre quando a torre será concluída, mas esperamos que mais informações sejam reveladas nos próximos meses. Enquanto isso, entramos em contato com a empresa desenvolvedora Jeddah Economic e a empresa investidora Kingdom Holding para comentários.
Fonte: Jeddah Tower.
Artigo original (em inglês) publicado por Adam Williams na New Atlas.
Sobre o autor
Adam Williams vasculha o mundo a partir de sua casa, na Espanha, para trazer o melhor da arquitetura inovadora e do design sustentável para as páginas da New Atlas. A maior parte de seu tempo livre é gasta brincando com música, mexendo em computadores Macintosh antigos e tentando manter na estrada seu ônibus VW ainda mais antigo.