Caminhão elétrico sem cabine vai rodar nos EUA

Imagem ilustrativa do caminhão elétrico e autônomo autorizado a rodar em estradas dos EUA
Com a aprovação garantida da NHTSA para dirigir em vias públicas, o caminhão elétrico e autônomo da Einride começará operações-piloto em uma fábrica da GE nos EUA a partir do terceiro trimestre de 2022 | Foto: Einride divulgação

Em 2017, uma empresa de tecnologia e logística chamada Einride mostrou ao mercado um caminhão T-pod elétrico e autônomo que estaria pronto para rodar nas estradas suecas pela primeira vez anos depois de sua apresentação. Recentemente, a Einride divulgou que seu caminhão elétrico sem cabine vai rodar nos EUA, em vias públicas.

Vários caminhões autônomos já circularam em vias públicas americanas, em projetos pilotos com um motorista de segurança na cabine para assumir o controle do veículo em caso de problemas ou sendo acompanhados por uma equipe de suporte móvel.

Entretanto, a Einride afirma ser esta a primeira vez que a Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA, do inglês) autoriza o trânsito em vias públicas americanas de um veículo elétrico construído especificamente para este propósito nos EUA – e sem motorista na cabine, pois o Einride T-pod não tem cabine.

O caminhão funciona com bateria elétrica e usa um conjunto de sensores integrados que inclui câmeras, radares e LiDARs e será monitorado remotamente por um operador humano – o qual a empresa salienta ser “crítico para dimensionar veículos autônomos com segurança, mantendo humanos no circuito e criando empregos para cumprir uma forma futurística de transporte de mercadorias”.

O Einride Pod transportará mercadorias entre armazéns e em vias públicas, enfrentando situações de tráfego misto na medida em que avança | Foto: Einride divulgação.

O primeiro teste em vias públicas deve começar no terceiro trimestre de 2022, durante o qual o veículo será inserido nas operações da frota existente – em uma fábrica da GE Appliances – para movimentar mercadorias entre armazéns e operar em vias públicas de tráfego misto.

“Estamos criando uma cadeia de suprimentos mais sustentável e eficiente por meio do aumento da eletrificação e automação de nossas operações de fabricação e distribuição”, disse Bill Good, vice-presidente de cadeia de suprimentos da GE Appliances. “Apreciamos trabalhar com a Einride para demonstrar como essa tecnologia pode nos ajudar a acelerar a conquista desse objetivo”, disse ele.

Fonte: Einride

Artigo original (em inglês) publicado por Paul Ridden na New Atlas.

Sobre o autor
Paul Ridden é obcecado por tecnologia da computação, cujo fascínio evoluiu de hobby a carreira antes de ele passar um período de 10 anos na França, onde começou a trabalhar para a New Atlas, em 2009. Agora de volta à Blighty, sua terra natal, ele atua como editor-chefe da New Atlas na Europa.

Outros Posts