Esteira de 500 km para carga substituirá 25 mil caminhões

Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma estrada paralela a uma esteira suspensa que transporta caixas do tipo contêineres ilustra o post cujo título diz que uma Esteira de 500 km para carga substituirá 25 mil caminhões.
Sistema automatizado de logística Tóquio-Osaka, retratado por ferramentas de IA, usará esteiras transportadoras ou pequenos carrinhos autônomos para mover cargas. Crédito: New Atlas.

O governo japonês está planejando conectar as principais cidades com ligações logísticas automatizadas de emissão zero que além de poderem deslocar milhões de toneladas de carga de forma silenciosa e eficiente, tiram milhares de caminhões das estradas.

De acordo com o The Japan News, desde fevereiro o projeto está sendo discutido por um painel de especialistas do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo. O esboço de um relatório provisório foi divulgado na semana passada, revelando planos para concluir uma ligação inicial entre Tóquio e Osaka até 2034.

Os bem conhecidos problemas de colapso populacional do Japão preveem fortes restrições trabalhistas nos próximos anos, e uma questão específica que este projeto visa é reduzir o aumento contínuo das compras online, com uma previsão de declínio no número de motoristas que fazem entregas de mercadorias. O país espera que cerca de 30% dos pacotes simplesmente não passem de A para B até 2030, porque não haverá alguém para transportá-los.

Daí esta ligação logística selvagem, cuja primeira iteração a equipe diz que movimentará tanta carga pequena entre Tóquio e Osaka quanto 25.000 caminhões poderiam transportar.

Exatamente como isso será feito ainda não foi definido, mas paletes individuais carregarão até uma tonelada de carga composta de pequenos itens, os quais se moverão de um ponto ao outro sem interferência humana.

Uma possibilidade é usar esteiras transportadoras maciças para cobrir a distância de 500 km entre as duas cidades, correndo ao longo da rodovia ou potencialmente através de túneis sob a estrada.

Alternativamente, a infraestrutura poderia simplesmente fornecer pistas planas ou túneis, e os paletes poderiam ser deslocados por carrinhos elétricos automatizados.

Carrinhos autônomos que trafegam por túneis, retratados por ferramentas de IA, são outra opção. Crédito: New Atlas.

Antes que qualquer esteira transportadora ou carrinho autônomo seja considerado, vale lembrar que um túnel de 500 km seria insanamente caro – algo em torno de US$ 23 bilhões. E é preciso se perguntar se os caminhões elétricos autônomos podem ser capazes de fazer o trabalho sem nenhum dos requisitos de infraestrutura.

O início do projeto está previsto para 2034 e, dado o estado atual da tecnologia sem motorista, certamente parece muito plausível que tenhamos veículos autônomos na estrada em grande número até lá.

Mesmo assim, o ministério lançou um apelo a empresas privadas para financiar o projeto, e isso parece significar fazer negócios. “[O projeto] não apenas abordará a crise logística, mas também ajudará a reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, disse Tetsuo Saito, ministro da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo. “Gostaríamos de prosseguir rapidamente com as discussões sobre o assunto”.

Fonte: The Japan News

Artigo original (em inglês) publicado por Loz Blain na New Atlas.

Sobre o autor
Loz Blain passou oito anos perseguindo um diploma de artes na Universidade de Melbourne, Austrália. Sem foco e com deficiência de atenção, ele buscou mais de 30 áreas diferentes de estudo em humanidades e ciências, em uma série de caprichos, antes de se decidir por um curso de psicologia. Desde 2007, Loz é um dos colaboradores mais versáteis da New Atlas e desde então provou ser fotógrafo, cinegrafista, apresentador, produtor e engenheiro de podcast, além de redator sênior.

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