EUA planejam impor tarifa de até 100% a EVs importados da China

Imagem de uma freeway americana com carros trafegando nos dois sentidos sob um céu azul no qual um avião está em rota descendente ilustra o post cujo título diz que os EUA planejam impor tarifa de até 100% a EVs importados da China.
O setor automotivo dos EUA pode ser prejudicado com a importação de EVs chineses altamente subsidiados. Foto: Soly Art Photos/Pexels.
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O governo Joe Biden planeja estabelecer novas tarifas sobre as importações de veículos elétricos (EVs) da China de até 100%, juntamente com impostos de importação sobre outros produtos.

As tarifas são uma revisão dos mais de US$ 300 bilhões em impostos de importação sobre produtos da China adotados pelo ex-presidente Donald Trump em 2018, informou o The New York Times. Com a Lei de Redução da Inflação, de Biden, espera-se que a maioria das taxas de Trump continue, sobretudo com aumentos em setores subsidiados.

Além dos veículos elétricos, equipamentos solares, semicondutores e suprimentos médicos podem ser submetidos a novas taxas, informou a Associated Press. As tarifas dos EVs podem dar um salto de 25% para 100%. E, de acordo com a Reuters, elas começarão a ser aplicadas já no dia 1 de agosto deste ano.

Democratas como Sherrod Brown, senador por Ohio, encorajaram Biden a proteger a indústria automobilística norte americana via ações mais pesadas, como interromper completamente a importação de veículos elétricos da China, informou o The New York Times. Brown disse que a “ameaça existencial” representada às montadoras nos EUA significa que os impostos de importação não são suficientes.

No mês passado, Biden disse que estava solicitando que as tarifas fossem aumentadas sobre as importações de produtos chineses feitos de alumínio e aço depois que seus assessores disseram que a China estava vendendo os metais a preços bem baixos para esgotar a participação de mercado.

“Meu representante comercial nos EUA está investigando as práticas comerciais do governo chinês em relação ao aço e ao alumínio”, disse Biden em um discurso aos metalúrgicos de Pittsburgh, como informou o The New York Times. “Se essa investigação confirmar a existência dessas práticas comerciais anticompetitivas, então estou pedindo [a Katherine Tai] que considere triplicar as taxas tarifárias tanto para importações de aço quanto para importações de alumínio da China”.

Biden disse que está interessado em “concorrência justa”.

O presidente quer mostrar que está pronto para proteger a indústria doméstica de manufatura antes de enfrentar Trump na eleição presidencial de novembro.

A China tem inundado o mercado global com produtos baratos, como painéis solares, veículos elétricos e baterias. A enxurrada de painéis e peças solares chinesas – todos de baixo custo – fez com que seus preços no ano passado fossem reduzidos aproximadamente pela metade.

“Estamos esperançosos de que a revisão tarifária seja feita com o objetivo de alinhar as tarifas com as prioridades estratégicas, incluindo a construção contínua da produção solar doméstica”, disse Michael Carr, diretor executivo da Solar Energy Manufacturers for America, conforme relatado pelo The New York Times.

Pequim criticou a possibilidade das novas tarifas, dizendo que elas violam as regras da Organização Mundial do Comércio.

Greta Peisch, ex-conselheira geral do escritório do representante comercial dos EUA, observou que, se não aumentar os impostos de importação, o setor automotivo nos EUA não será competitivo contra os veículos elétricos altamente subsidiados da China.

“Quando você olha para o impacto das políticas de longas datas da China sobre os EVs, percebemos que tais políticas estão produzindo muito mais e com mais capacidade do que podem absorver. Aí você realmente quer fazer algo para ter certeza de que está contrariando a tendência que estamos vendo”, disse Peisch, conforme publicado no The New York Times.

Artigo original (em inglês) publicado por Cristen Hemingway Jaynes na EcoWatch.

Sobre a autora
Cristen Hemingway Jaynes é uma escritora de ficção e não ficção. Ela possui diploma Juris Doctor e Certificado de Direito Oceânico e Costeiro pela Universidade do Oregon, além de mestrado em Escrita Criativa pela Universidade de Londres. Cristen é a autora da coleção de contos The Smallest of Entryways e da biografia de viagem Ernest’s Way: An International Journey Through Hemingway’s Life.

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