Habilidades para conseguir um green job do futuro

Foto com duas mãos juntas, em forma de concha, em que no meio delas há um pouco de terra de onde surge uma plantinha para ilustrar o artigo intitulado habilidades para conseguir um green job do futuro
Green jobs: Trabalhadores em todos os níveis de educação estão aumentando suas habilidades sustentáveis. Imagem: Pixabay

Green Jobs são empregos voltados para os campos da sustentabilidade e energia renovável. Dessa forma, os aqui chamados de “talentos verdes” são trabalhadores que têm habilidades nestas áreas ou que já estão trabalhando nelas. A participação de talentos verdes na força de trabalho aumentou mais de 38% desde 2015. Essa é uma das conclusões de um relatório intitulado LinkedIn Global Green Skills Report 2022. A maioria das habilidades para conseguir um green job do futuro está sendo empregada em trabalhos que você nem esperava que fosse o caso, tais quais profissionais da saúde, gerentes de construção, representantes de vendas técnicas, gerentes de frota e cientistas de dados.

A maioria dos empregos que precisam de talentos verdes não tem tradição na área. Imagem: LinkedIn

 “Esperamos ver milhões de novos empregos criados globalmente na próxima década, impulsionados por novas políticas e compromissos climáticos”, diz Ryan Roslansky, executivo-chefe do LinkedIn.

Por exemplo, o número de empregos em energias renováveis ​​e meio ambiente nos Estados Unidos aumentou 237% nos últimos cinco anos. Por outro lado, os empregos nas áreas de petróleo e gás cresceram apenas 19%.

Profissionais em todos os níveis educacionais estão desenvolvendo suas habilidades sustentáveis. Porém, globalmente, a taxa é mais rápida entre aqueles que possuem bacharelado ou níveis mais altos. A participação de talentos verdes cresceu em média 11% ao ano entre 2015 e 2021, em comparação com 9% para trabalhadores com outras habilidades.

Talentos verdes que possuem um diploma de curso superior estão crescendo mais rapidamente do que os que não possuem. Imagem: LinkedIn

Habilidades sustentáveis em demanda

O LinkedIn alerta que a demanda por talentos verdes está superando a oferta e pede ações para reciclar e aprimorar suas qualificações.

Enquanto as publicações ofertando empregos verdes cresceram 8% ao ano durante os últimos cinco anos, a parcela da mão de obra com tais qualificações cresceu por volta de 6% ao ano no mesmo período.

Os empreendedores estão impulsionando habilidades sustentáveis globalmente, diz o LinkedIn.

No Brasil, por exemplo, 20% das startups têm trabalhadores com habilidades verdes – fatia que se encontra acima da média global de 18%. E na Índia, dois em cada 100 empreendedores são “altamente qualificados em áreas ligadas à sustentabilidade”. Isso se deve em parte às melhores escolas de negócios que oferecem programas de Mestrado em Administração de Empresas (MBA) para carreiras nestas áreas.

A demanda por habilidades em áreas ligadas à sustentabilidade está
crescendo entre setores e países. Imagem: LinkedIn

Prepare-se para os empregos verdes

Uma série de ações sugeridas para formuladores de políticas, empresas e a força de trabalho global inclui garantir que as novas políticas se concentrem no desenvolvimento de habilidades sustentáveis que seja equitativa em todos os grupos.

As empresas devem apoiar a requalificação dos colaboradores para que tenham habilidades exigidas pela área da sustentabilidade, investindo na formação da força de trabalho, cursos de aprendizagem e programas locais. Os trabalhadores devem considerar uma carreira nestas áreas com o objetivo de melhorar sua empregabilidade futura e que lhes permita aprimorar suas habilidades regularmente.

Em um relatório do ano passado, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente disse ser fundamental o desenvolvimento de uma força de trabalho adequadamente qualificada para uma economia verde.

Seu guia digital sobre escolhas de carreiras sustentáveis ​​para jovens – GEO-6 for Youth – sugere que habilidades em ciência, arquitetura, planejamento, agricultura e justiça ambiental estão entre aquelas que serão necessárias na economia de baixo carbono.

O futuro dos empregos

Em seu Relatório sobre o Futuro do Emprego 2020, o Fórum Econômico Mundial também conclui que lacunas de habilidades continuarão altas até 2025 enquanto acontecem as mudanças nas habilidades que são demandadas em todos os empregos voltados para a sustentabilidade. Habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e autogestão, como resiliência, estarão entre as mais procuradas, segundo o Fórum.

As empresas presentes no relatório acreditam que cerca de 40% dos trabalhadores precisarão de requalificação por um período de até seis meses. E 94% dos líderes empresariais esperam que seus colaboradores adquiram novas habilidades no trabalho – um grande salto em relação aos 65% de 2018.

Artigo original (em inglês) publicado por Victoria Masterson no Fórum Econômico Mundial–WEF.



Sobre a autora
Victoria Masterson é Escritora Sênior, Forum Agenda.

Outros Posts