Por que cinco montadoras de EVs estão recuando seus planos?

Imagem do SUV EX90, da Volvo, numa estrada com o pôr do sol ao fundo ilustra o post cujo título pergunta: Por que cinco montadoras de EVs estão recuando seus planos?
O Volvo EX90 é o novo SUV totalmente elétrico da montadora. A Volvo esperava que até 2030 todos os seus veículos fossem elétricos. Fonte: Volvo.
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No dia 5 de setembro, a Volvo se tornou a mais recente montadora a fornecer notícias preocupantes sobre a situação atual dos veículos elétricos [EVs], dizendo que perderia sua meta de vender uma frota totalmente elétrica em seis anos. Os EVs vinham ganhando força e entusiasmo há anos entre ambientalistas, montadoras e até consumidores nervosos que levaram os gigantes da indústria automobilística a apresentar grandes planos para os EVs.

Mas o mercado de veículos elétricos sempre foi complicado, equilibrando a demanda do consumidor, reduzindo os preços mais altos, lançando mais estações de carregamento e atendendo às regulamentações. Esses fatores se combinam para criar o clássico “cenário do ovo e da galinha”: o que deve vir primeiro para estimular os outros? Por enquanto, o resultado nos últimos seis meses tem sido uma enorme retração das montadoras [de EVs]. A seguir, destacamos cinco dessas montadoras e o que mudou para elas.

Volvo

Meta: Vender veículos somente elétricos até 2030.

Meta revisada: A Volvo agora espera que até 2030 pelo menos 90% de seus carros sejam elétricos e híbridos plug-in.

Motivo: “Está claro que a transição para a eletrificação não será linear e os clientes e os mercados estão se movendo em velocidades diferentes” — Jim Rowan, CEO da Volvo.

Situação das vendas de EVs: A Volvo vendeu 10.563 carros plug-in no segundo trimestre deste ano.

General Motors

Meta: A partir de 2018, a GM vinha dizendo que por volta de 2035 venderia apenas EVs e eletrificaria 50% de sua frota até 2030.

Meta revisada: A GM reduziu significativamente suas ambições. Em julho, ela disse pela segunda vez que estaria adiando para meados de 2026 a abertura de uma fábrica de caminhões elétricos em Michigan e interrompendo os planos para um primeiro modelo EV de sua marca Buick para este ano.

Motivo: Demanda nervosa por parte do consumidor. “Por mais entusiasmados que fiquemos com o nosso portfólio, estamos comprometidos em crescer com responsabilidade e lucratividade em qualquer ambiente de demanda”, disse a CEO da GM, Mary Barra, em julho.

Situação das vendas de EVs: Dos 21.930 veículos elétricos entregues pela GM no segundo trimestre, 20.556, ou quase 94%, eram EVs com base [em sua plataforma] Ultium.

Ford

A Ford promovendo seu adaptador de carregamento rápido para os EVs da empresa, em fevereiro. Fonte: Ford Motor Company.

Meta: A Ford disse nos últimos anos que comprometeria até 40% de seu orçamento de capital para a fabricação de veículos, incluindo um SUV totalmente elétrico de três fileiras.

Meta revisada: O plano de gastos de capital foi reduzido para 30% do orçamento, e seu SUV de três fileiras foi descartado em agosto, atrasando em 18 meses a produção de um novo caminhão elétrico, [com nova previsão] para 2027.

Motivo: Não há lucros no horizonte. “A natureza competitiva do mercado está mudando globalmente”, disse o diretor financeiro da Ford, John Lawler, a investidores em uma teleconferência em 21 de agosto. “Isso significa que esses veículos precisam ser lucrativos e, se não, vamos girar, ajustar e tomar essas decisões difíceis”.

Situação das vendas de EVs: A Ford vendeu 23.957 EVs no segundo trimestre de 2024, um aumento de 61% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Tesla

Meta: A líder do setor, Tesla, sob o comando do CEO Elon Musk, tem sido nada menos que ambiciosa, divulgando planos para construir o maior carregador do mundo, rede, um táxi EV autônomo, um Cybertruck incomparável e um novo modelo de sedã acessível.

Meta revisada: Em julho, durante uma teleconferência [para apresentar os] resultados do segundo trimestre, a Tesla disse que estava adiando de agosto para outubro a revelação de seu chamado Robotaxi, enquanto relatava sua menor margem de lucro em cinco anos.

Motivo: “Elon é ótimo em provocar os investidores, embora novas ideias tendam a ser longas na visão, mas curtas na execução”, disse à Reuters David Wagner, gerente de portfólio da Aptus Capital Advisors, investidora da Tesla. Musk tem consistentemente culpado os regulamentos por planos paralisados.

Situação das vendas de EVs: As vendas de EVs da Tesla caíram 5% no segundo trimestre (para 444.000 veículos) comparadas com o segundo trimestre de 2023.

Mercedes

O sedan EQS, totalmente elétrico, da Mercedes. Fonte: Viktor Pavlov/Flickr.

Meta: Vender veículos somente elétricos até 2030, liderado pelo popular sedan EQS.

Meta revisada: A Mercedes agora diz que até a próxima década continuará fabricando carros eletrificados com “motores a combustão interna”.

Motivo: A montadora interrompeu o desenvolvimento da plataforma MBEA-Large por conta das vendas decepcionantes dos carros elétricos que ela oferece atualmente, de acordo com o jornal alemão Handelsblatt. A plataforma foi projetada para dar suporte aos sedans e SUVs EQS e EQE, bem como aos modelos Classe S, GLS e GLE.

Situação das vendas de EVs: A Mercedes vendeu 45.800 veículos elétricos no segundo trimestre de 2024, uma queda de 25% ano a ano.

Artigo original (em inglês) publicado pelo Staff da Trellis.

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