Primeiro aeroporto do mundo para carros voadores e drones

Imagem de um drone para ilustrar o artigo sobre o primeiro aeroporto do mundo para carros voadores e drones
O desenvolvimento de um aeroporto urbano para carros voadores e drones no Reino Unido pode inspirar outras nações a seguirem o exemplo. Imagem: Unsplash/Jopeel Quimpo

O primeiro aeroporto do mundo para drones elétricos e carros voadores acaba de ser inaugurado no centro de uma cidade no Reino Unido. Se for um sucesso, será o modelo para outras centenas ao redor do mundo.

O aeroporto pop-up Air-One foi construído na cidade de Coventry. Ele foi projetado para drones elétricos e táxis aéreos que têm emissões zero; o próprio aeroporto é alimentado por células de combustível de hidrogênio.

O projeto é o resultado de uma parceria entre o Conselho Municipal de Coventry e a startup britânica Urban Air-Port Ltd para demonstrar o potencial da mobilidade aérea urbana para reduzir o congestionamento e a poluição do ar.

Foto aérea vertical mostrando o primeiro aeroporto do mundo para carros voadores e drones
Pronto para decolar: o Reino Unido acaba de abrir o primeiro aeroporto para
aviões elétricos e drones. Imagem: Urban Air-Port

O braço de mobilidade aérea da Hyundai até enviou um modelo em tamanho real de seu táxi aéreo SA-1, que estará em exibição no aeroporto. A Urban Air-Port diz que a falta de infraestrutura adequada é um dos maiores entraves ao desenvolvimento de aeronaves elétricas de decolagem vertical (eVTOL).

Um aeroporto pop-up

O Air-One foi projetado para ser totalmente autônomo e se integrar a veículos elétricos para criar uma rede de transporte público completamente sustentável. Também é fácil de construir. Todo o projeto em Coventry levou apenas 15 meses desde o planejamento até a conclusão.

Foto aérea inclinada mostrando o primeiro aeroporto do mundo para carros voadores e drones
Air-One será desmontado ainda este ano para excursionar pelo Reino Unido. Imagem: Hyundai

Descrevendo a inauguração como um momento importante, Ricky Sandhu, fundador da Urban Air-Port, disse que era o início de “uma nova era de transporte, uma era de emissões zero e viagens sem congestionamento entre as cidades – e dentro delas – que tornarão as pessoas mais saudáveis, mais felizes e mais conectadas”.

O futuro do transporte urbano

Pesquisadores dizem que o mercado de mobilidade aérea avançada pode chegar a US$ 12,4 bilhões em todo o mundo até 2027.

O Air-One estará aberto ao público durante o verão de 2022 e, em seguida, a Urban Air-Port planeja desmontá-lo e transferi-lo para outros locais no Reino Unido para que mais pessoas possam ver o conceito em ação. Enquanto o local de Coventry estiver aberto, haverá voos de demonstração da polícia e drones de carga.

Sandhu planeja abrir mais de 200 “vertiports” em todo o mundo, com planejamento já em andamento em Londres, Los Angeles, Austrália, Coréia do Sul, França, Alemanha, Escandinávia e Sudeste Asiático.

“Os carros têm estradas. Os trens têm trilhos. Os aviões têm aeroportos. Agora, os eVTOLs têm um Porto Urbano-Aéreo”, disse.

Artigo original (em inglês) publicado por Douglas Broom no Fórum Econômico Mundial–WEF.


Sobre o autor
Douglas Broom é Escritor Sênior, Forum Agenda.

Outros artigos da Sustenare sobre veículos elétricos:
Tecnologia quântica pode carregar veículos elétricos em poucos segundos
Quanto custa carregar um veículo elétrico e abastecer um a gasolina
Crescimento de veículos elétricos no Brasil triplicou em dois anos

Similar Posts