Primeiro avião elétrico da NASA está pronto para testes no ar

Imagem conceitual de um avião voando sobre campos verdes, para ilustrar que o primeiro avião elétrico da NASA está pronto para testes no ar.
Foto: NASA divulgação

O X-57 Maxwell é o primeiro avião experimental totalmente elétrico e tripulado da NASA em duas décadas e foi produzido pela Empirical Systems Aerospace, empresa da Califórnia e principal fornecedora desse projeto. Com lançamento programado para menos de três meses, está chegando a hora em que o primeiro avião elétrico da NASA está pronto para testes no ar.

O objetivo do projeto X-57 é demonstrar que um avião totalmente elétrico pode ser mais eficiente, muito mais silencioso para a comunidade no solo, além de ecologicamente mais correto do que os aviões cujos motores são movidos a pistão e usam combustíveis fósseis tradicionais.

O projeto também visa contribuir para o desenvolvimento de padrões de certificação para este mercado emergente, incluindo veículos de mobilidade aérea urbana, que também dependem de sistemas complexos de propulsão elétrica distribuída.

A aeronave X-57 da NASA marca o início de uma nova fase neste emocionante projeto de avião X elétrico, que “leva a equipe a compartilhar rapidamente lições valiosas aprendidas ao longo do caminho na medida em que avançamos nos testes de voo e cujos resultados proverão dados para o crescente mercado de aeronaves elétricas”, disse Tom Rigney, gerente do projeto.

Para conduzir as melhores práticas, a equipe do X-57 está usando um “direcionador de design” como um desafio técnico, o qual inclui o aumento de 500% na eficiência de cruzeiro de alta velocidade e zero emissão de carbono em voo.

O avião foi construído a partir da modificação de uma linha de base Tecnam P2006T para ser alimentado por um sistema de propulsão elétrica. A vantagem de usar um projeto de aeronave já existente é que os dados do modelo-base, movidos por motores tradicionais de combustão, podem ser comparados com os dados produzidos pelo mesmo modelo movido a propulsão elétrica.

A configuração final do X-57 apresenta uma bateria de 460 volts para alimentar 14 motores elétricos e hélices (12 motores de alta elevação ao longo da borda da asa e dois motores grandes de cruzeiro posicionados nas pontas das asas). Além disso, o X-57 demonstrará que a eficiência de cruzeiro do veículo pode ser otimizada pela integração da versatilidade e eficiência da propulsão elétrica.

“Neste momento revolucionário, a experiência e as lições aprendidas, desde os requisitos iniciais até o desenvolvimento de padrões atuais, fazem o X-57 abrir caminho” para projetos semelhantes, disse Andrew Gibson, CEO da Empirical Systems Aerospace.

A NASA planeja realizar o primeiro teste de voo do X-57 a partir do dia 8 de setembro de 2022, conforme consta no cronograma de eventos da agência aeroespacial.

ESPECIFICAÇÕES DO X-57
Peso da aeronave: aproximadamente 3.000 libras
Altitude operacional máxima: 14.000 pés
Velocidade de cruzeiro: 172 mph (a 8.000 pés)
Velocidade de estol: 58 nós (67 mph)
Baterias
• Íon lítio
• 860 libras
• 69,1 quilowatts-hora (47 quilowatts-hora utilizáveis)
Motores de cruzeiro e hélices (2)
• 60 quilowatts, contínuo
• Pico de 72 quilowatts (na decolagem)
• Refrigerado a ar
• Hélice de 5 pés de diâmetro
• 117 libras cada, peso combinado
Motores e hélices de alta elevação (12)
• 10,5 quilowatts
• Refrigerado a ar
• Hélice dobrável de 5 pás
• Hélice de 1,9 pés de diâmetro
• 15 libras cada, peso combinado

Fonte: Projeto X-57 Maxwell da NASA.

Sobre o autor | Fernando Oliveira

Foto Fernando


Fernando é o fundador e editor da Sustenare. Ele é administrador de empresas, cientista da computação e doutor em energia pela Universidade de São Paulo (USP). Fernando morou nos Estados Unidos por dez anos, país onde cursou universidade e trabalhou por igual período para empresas de tecnologia e do ramo editorial.

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