Tinta reciclada de cartucho de impressora vira aditivo para asfalto

Imagem de cartuchos coloridos para ilustrar que tinta usada de cartucho de impressora vira aditivo para asfalto. Foto: PavelKovar/Pixabay
Foto: PavelKovar/Pixabay

Embora os cartuchos de impressora que são descartados possam ainda conter um pouco de tinta, ela não pode ser simplesmente reutilizada em sua forma atual. Por conta desta restrição de uso, a empresa Canon USA teve a ideia de reciclá-la, transformando-a em um corante peletizado para funcionar como agente de ligação asfáltica. Deste modo, a tinta reciclada de cartucho de impressora vira aditivo para asfalto.

Localizada em Gloucester County, no estado americano da Virgínia (e gerida pela Canon Virginia Inc.), a Canon Environmental Technologies se transformou no maior centro de reciclagem de cartuchos de toner da Canon.

Como parte do projeto Recycled Toner Pellet, criado pela empresa, os cartuchos recebidos nas instalações da Canon são inicialmente classificados por tipo de material e, em seguida, são desmontados automaticamente.

Os componentes plásticos sólidos são posteriormente derretidos e transformados em pellets para que possam ser utilizados na produção de novos cartuchos. Já as peças metálicas são enviadas para parceiros comerciais fazerem a reciclagem.

Um olhar ampliado dos Pellets de Toner Reciclados, ou RTPs.
Foto: Canon Virginia Inc.

O toner recuperado dos cartuchos descartados agora também está sendo peletizado para reutilização, resultando no que é conhecido como Pellets de Toner Reciclados (da sigla em inglês, RTPs).

Atualmente, os RTPs estão sendo usados pela construtora Basic Construction Company (parceira do projeto, com sede também na Virgínia) como aditivo e agente ligante do asfalto produzido por ela. Este uso dos pellets faz sentido, visto que o toner é composto principalmente de plástico moído, pó de carbono e sílica.

Uma verruma (plano frontal) adiciona RPTs à mistura de asfalto numa cinta de alimentação | Foto: Canon Virginia Inc.

A abordagem inicial da Canon Virginia com a empresa terceirizada era para que os RTPs fossem testados. Entretanto, após vários anos de testes ambientais e de segurança, o Departamento de Transportes da Virgínia autorizou recentemente o uso dos pellets no asfalto da Basic Construction.

E empresa agora compra 100% do estoque produzido no centro de reciclagem da Canon e está usando estes pellets na construção de estradas locais.

Todavia, esta não é a primeira vez que a tinta reciclada de cartucho de impressora vira aditivo para asfalto. Em 2013, um aglutinante asfáltico contendo toner – conhecido como TonerPave – foi utilizado experimentalmente pela primeira vez na cidade de Melbourne, na Austrália.

Fonte: Canon Virginia Inc.

Artigo original (em inglês) publicado por Ben Coxworth na New Atlas.

Outros Posts