Uma cerveja surpreendentemente boa feita com águas residuais
A Xylem, uma empresa de tecnologia hídrica, desenvolveu uma cerveja de estilo bávaro feita na Alemanha. Esta não é uma cerveja comum. Esta cerveja ecológica é fabricada usando águas residuais.
De acordo com a Xylem, a “Reuse Brew” foi criada para mostrar o que há de mais recente em tecnologia de reciclagem de água, e é uma colaboração entre a Xylem, a área de Tecnologia de Cervejaria e Bebidas da Universidade Técnica de Munique (TUM), a Cátedra de Engenharia de Sistemas de Água Urbana da TUM e a cidade de Weissenburg, na Baviera.
Primeiramente, as águas residuais são tratadas para resíduos sólidos e depois filtradas para remover vestígios de substâncias oriundas de pesticidas, cosméticos e outros produtos usados por humanos, informou o Yahoo! News.
“A fonte de água não deve determinar seu valor, mas sim sua segurança e qualidade”, disse Jörg E. Drewes, professor da TUM, em um comunicado. “Nossa colaboração com a Xylem no projeto Reuse Brew ressalta a praticidade de usar tecnologias existentes para converter águas residuais em água potável segura”.
Em termos mais complexos, a água é tratada usando ozonização e oxidação via irradiação ultravioleta (UV) e peróxido de hidrogênio. Para uma qualidade ainda melhor, a cerveja também passa por filtração avançada, incluindo nanofiltração e métodos de purificação para remover quaisquer contaminantes das águas residuais. Como explicado pela Xylem, os processos de oxidação e adsorção ajudam a remover contaminantes como produtos químicos e micróbios, resultando numa água limpa para ser usada na produção de cerveja.
A Xylem teve a colaboração da cidade de Weissenburg para usar sua estação de tratamento de águas para obter águas residuais tratadas para a cerveja. A tecnologia de ozonização da Xylem é usada na estação de esgoto da cidade para remover micropoluentes da água.
“A Reuse Brew não é apenas uma cerveja excepcional; ela é um exemplo da enorme capacidade da reciclagem de água no combate à questão premente de sua escassez”, disse Roxana Marin-Simen de Redaelli, vice-presidente para a Europa Central e Nórdica da Xylem, em comunicado. “Este projeto é um farol de tecnologias modernas e sustentáveis de reciclagem de águas residuais e ressalta a importância de utilizar os recursos locais para mitigar a pressão das águas subterrâneas e garantir a segurança do abastecimento durante os períodos de seca”.
De acordo com a Universidade Estadual de Montana, que não participou do projeto, produzir um galão de cerveja na melhor das hipóteses requer dois galões de água, mas muitas cervejarias podem precisar de quatro a oito galões de água para produzir apenas um galão de cerveja.
Ao usar águas residuais altamente tratadas, os cervejeiros podem reduzir a quantidade de água doce necessária para produzir cerveja. Embora a Reuse Brew não esteja à venda, o público foi convidado a prová-la na semana passada e ficou satisfeito com os resultados.
“É preciso registrar que ela é surpreendentemente boa”, disse o participante Sebastian Beck, conforme relatado pelo Yahoo! News. “Como você está fazendo algo pelo meio ambiente, estamos reutilizando água e não percebo nenhuma diferença dessa cerveja para uma normal. Ela é muito boa”.
Artigo original (em inglês) publicado por Paige Bennett na EcoWatch.
Sobre a autora
Paige Bennett se formou em Jornalismo pela Universidade de Ohio e possui um certificado em Estudos de Mulheres, Gênero e Sexualidade. Ela também se especializou em agricultura sustentável enquanto fazia sua graduação. Baseada em Los Angeles, Bennett é uma escritora apaixonada por sustentabilidade.