Protetor bucal pode controlar dispositivos com a língua e os dentes

Imagem esquemática da arcada dentária humana com um protetor bucal e sensores táteis para ilustrar o post cujo título diz que um protetor bucal pode controlar dispositivos com a língua e os dentes.
Visão aumentada de componentes eletrônicos, sensores táteis, protetor bucal impresso em 3D e estruturas de encapsulamento. Créditos: Bo Hou/TechXplore.

Pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura desenvolveram um protetor bucal inteligente (smart mouthguard) para permitir que as pessoas operem seus aparelhos [eletrônicos] usando a boca, em vez dos dedos. Este novo dispositivo, apresentado em um artigo no periódico Nature Electronics, também oferece condições para que os dentistas possam coletar dados médicos de dentro da boca de seus pacientes e possam ajudar a monitorar a recuperação de atletas ou melhorar seu desempenho.

O principal objetivo dessa pesquisa foi o de abordar as limitações existentes das interfaces homem-computador, ao criar um dispositivo adaptável, baseado na boca, minimamente invasivo e que ainda fosse eficaz em permitir que os usuários pudessem controlá-lo em várias situações complexas. Essa ideia possibilitou o desenvolvimento de uma placa oral tátil (O-pad) com um conjunto de sensores táteis embutidos, circuitos flexíveis e integração de IA.

O protetor bucal inteligente que eles projetaram é equipado com sensores macios e sensíveis, os quais permitem que os usuários realizem várias tarefas, incluindo digitar textos, jogar e se deslocar em cadeira de rodas, pelo movimento da língua e dos dentes, em vez de tocar ou deslizar os dedos em uma tela sensível ao toque.

“Os sensores do aparelho são de nanotubos de carbono-silicone e embutidos em uma espécie de almofada flexível e biocompatível que se encaixa dentro da boca. Essa placa oral tátil que desenvolvemos funciona de forma semelhante a uma tela sensível ao toque (por exemplo, i-Pad)”, disse Xiogang Liu, um dos autores do artigo. “Quando a língua desliza pela almofada, ela imita os movimentos dos dedos em uma tela sensível ao toque e, quando os dentes mordem a almofada, ela age como o clique de um mouse”.

O protetor bucal inteligente pode ter uma ampla gama de usos, inclusive permitir que os indivíduos portadores de deficiências físicas interajam com seus dispositivos eletrônicos de maneira fácil e intuitiva, por exemplo, permitir que eles escrevam mensagens de texto de forma autônoma, atendam chamadas telefônicas, operem uma cadeira de rodas ou naveguem na internet.

Mais informações: Bo Hou et al. A tactile oral pad based on carbon nanotubes for multimodal haptic interaction, Nature Electronics, Nature Electronics (2024). DOI: 10.1038/s41928-024-01234-9.

Informações do periódico: Nature Electronics

A matéria completa (em inglês) foi originalmente publicada pela TechXplore e pode ser acessada aqui.

© 2024 Science X Network

Outros Posts