Arquitetos revelam projeto verde inovador para estádio de futebol

Imagem aérea de um estádio arborizado por fora para ilustrar que arquitetos revelam projeto verde inovador para estádio de futebol. Foto Reprodução: Stefano Boeri Architetti
Foto Reprodução: Stefano Boeri Architetti

Proponentes da arquitetura sustentável, Stefano Boeri Architetti e equipe de arquitetos revelam projeto verde inovador para estádio de futebol que vai contar também com um complexo esportivo – concebidos para a cidade de Milão, na Itália. O ambicioso projeto ainda inclui um museu e um parque com milhares de plantas e árvores que, segundo a firma, absorveriam toneladas de CO2 por ano.

Denominado International Forest Stadium, o projeto pretende substituir o estádio San Siro de Milão como parte de um plano master muito maior que visa transformar o distrito em um importante destino esportivo.

A intenção é que o estádio possa ser compartilhado entre o Milan e a Internazionale – clubes de futebol que têm base na mesma cidade. A capacidade do estádio não foi especificada pela firma de arquitetura, mas sabe-se que seu design interior foi especificamente organizado com o objetivo de facilitar a circulação de pessoas.

Uma torre adjacente foi concebida para oferecer espaço para o museu que será dedicado a ambos os times, além de prover informações históricas sobre o estádio anterior e abrigar estátuas de notáveis ​​jogadores e treinadores.

O projeto também envolve a construção de algumas instalações de acesso público, como uma pista de corrida, academias de ginástica, espaços comerciais, bares, restaurantes, escritórios e um parque nas redondezas. Tudo isso cercado por muito verde para criar uma atmosfera de parque por toda a parte.

Além da arena principal, o projeto do International Forest Stadium inclui instalações esportivas públicas, como uma pista de atletismo, além de um museu e espaços comerciais | Foto Reprodução: Stefano Boeri Architetti

“O Estádio foi projetado para abrigar 5.700 m² de telhados verdes horizontais, 7.000 m² de fachadas verdes com 3.300 árvores e 56.300 arbustos de 70 espécies diferentes, que devem absorver 162 toneladas [181 toneladas americanas] de CO2 todos os anos”, disse a firma de arquitetura. “Um pulmão verde para a metrópole e um local de ligação verde na malha urbana capaz de ajudar a limpar o ar, absorver o pó fino e atenuar a temperatura local, graças à redução do efeito ‘ilha de calor‘ exercido pela vegetação”, concluiu.

Além disso, um conjunto de painéis solares seria instalado para reduzir a energia da rede que o estádio consome. Também seriam tomadas medidas para minimizar o uso de água, embora ainda não haja mais detalhes sobre o que isso implicaria.

O projeto do International Forest Stadium também envolve a firma ARUP, Fabio Novembre e Balich Wonder Studio. Um representante da Stefano Boeri Architetti confirmou que o projeto está atualmente em fase de proposta, então não sabemos ainda quando ou se será concluído.

Fonte: Stefano Boeri Architetti

Artigo original (em inglês) publicado por Adam Williams na New Atlas.

Sobre o autor
Adam Williams vasculha o mundo a partir de sua casa, na Espanha, para trazer o melhor da arquitetura inovadora e do design sustentável para as páginas da New Atlas. A maior parte de seu tempo livre é gasta brincando com música, mexendo em computadores Macintosh antigos e tentando manter na estrada seu ônibus VW ainda mais antigo.

Outros Posts