Bairro está sendo criado com 100 casas impressas em 3D

Foto aérea mostrando várias casas e o céu ao fundo para ilustrar que bairro está sendo criado com 100 casas impressas em 3D. Foto: Icon/Reprodução.
As casas do projeto Genesis Collection Wolf Ranch estarão abertas para pré-encomenda a partir de 2023 com preços a partir de US$ 450 mil. Foto: Icon/Reprodução.

Apesar de a arquitetura impressa em 3D atualmente representar uma pequena fatia do mercado imobiliário americano, ela vem tendo um crescimento rápido e considerável, abrindo a possibilidade para que um número grande de americanos possa estar vivendo em casas construídas por robôs em um futuro próximo. Liderando a empreitada está a Icon, empresa que usa tecnologia avançada de robótica para construções em 3D e que tem um projeto já em andamento, revelado ano passado, por meio do qual um novo bairro está sendo criado com 100 casas impressas em 3D em Georgetown – cidade perto de Austin, local da sede da Icon.

O projeto da Icon tem a parceria da Hillwood Communities (incorporadora de imóveis comerciais e residenciais), da Lennar (construtora do ramo residencial) e da Bjarke Ingels Group, renomado escritório de arquitetura.

“Pela primeira vez na história do mundo, o que estamos testemunhando aqui é uma frota de robôs construindo toda uma comunidade de casas”, disse Jason Ballard, cofundador e CEO da Icon. “E não apenas casas, mas casas que são melhores em todos os sentidos… melhor design e desempenho energético, maior resistência, resiliência e conforto”, disse ele.

“No futuro, acredito que robôs e drones construirão bairros, vilas e cidades inteiras – e vamos olhar para a comunidade Wolf Ranch da Lennar como o lugar onde a construção robótica em escala já começou. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas acredito que isso marca uma virada muito emocionante e esperançosa na maneira como abordamos as questões habitacionais no mundo.”

Jason Ballard, cofundador e CEO da Icon
As impressoras estão imprimindo in loco as 100 casas com uma mistura semelhante ao cimento.
Foto: Icon/Reprodução.

O processo de construção envolverá impressoras 3D Vulcan, da Icon, que através de um bocal expelem uma mistura proprietária semelhante ao cimento – chamada de Lavacrete – para formar camadas que darão a estrutura da casa. Depois disso, a mão de obra humana fará o restante, incluindo a instalação de um telhado de metal com placas solares, portas, janelas e tudo o mais que for necessário.

As residências serão compostas de oito estilos diferentes com tamanhos variando entre 146–196 metros quadrados, distribuídos em um único andar, com opções de três ou quatro dormitórios e no máximo até quatro banheiros.

O design geral das casas foi influenciado pelo estilo tradicional de fazendas do Texas e, a julgar pelas renderizações digitais, os interiores parecem atraentes, cheios de luz e terão paredes com nervuras reveladoras mostrando que foram produzidas por impressoras 3D em vez de construídas usando métodos tradicionais.

As casas também proporcionarão o uso reduzido de energia oriunda da rede elétrica por conta da presença de um sistema de painel solar e contarão com algumas tecnologias domésticas inteligentes, como uma campainha com vídeo, fechadura operada por Wi-Fi e um termostato inteligente, além de um pacote de segurança.

As casas terão tamanhos entre 146–196 metros quadrados e configurações de até quatro dormitórios.
Foto: Icon/Reprodução.

Embora a Icon já tenha construído moradias com custos bem acessíveis para pessoas sem teto no México e em Austin, o projeto Genesis Collection Wolf Ranch terá um preço mais alinhado com os das casas impressas em 3D, recentemente concluídas pela empresa, também em Austin – ou seja, o preço inicial de cada casa será em torno de US$ 450 mil. As pré-encomendas estarão disponíveis a partir de 2023, mas para quem tiver interesse, é possível fazer um registro agora.

Fonte: Icon

Artigo original (em inglês) publicado por Adam Williams na New Atlas.

Sobre o autor
Adam Williams vasculha o mundo a partir de sua casa, na Espanha, para trazer o melhor da arquitetura inovadora e do design sustentável para as páginas da New Atlas. A maior parte de seu tempo livre é gasta brincando com música, mexendo em computadores Macintosh antigos e tentando manter na estrada seu ônibus VW ainda mais antigo.

Similar Posts