Bateria portátil aumenta autonomia de veículos elétricos

Imagem de um veículo elétrico sendo abastecido por uma bateria portátil para ilustrar que bateria portátil aumenta autonomia de veículos elétricos. Foto: ZipCharge/divulgação
Foto: ZipCharge/divulgação

Nos últimos anos, o crescimento de veículos elétricos no Brasil tem batido recordes e superado todas as previsões de mercado. Entretanto, para quem possui um veículo 100% elétrico, recarregar a bateria tem sido um desafio por conta da inexistência em todo o país de uma rede extensa de estações de recarga. Com o objetivo de amenizar tal desafio, a empresa ZipCharge lançou no mercado uma alternativa prática e rápida: sua bateria portátil aumenta a autonomia de veículos elétricos.  

O modelo ZipCharge Go desliza sobre rodas e tem o tamanho e formato de uma mala compacta de viagem, semelhante às que levamos dentro de um avião. A flexibilidade e conveniência dessa bateria portátil permite que ela possa ser carregada em qualquer tomada elétrica via cabo Tipo 2 e levada para o porta-malas de seu veículo elétrico, seja ele plug-in híbrido (PHEV), elétrico híbrido (HEV) ou elétrico a bateria (BEV).

Imagem de uma pessoa arrastando uma bateria portátil sobre rodas para ilustrar que bateria portátil aumenta autonomia de veículos elétricos. Foto: ZipCharge/divulgação
Foto: ZipCharge/divulgação

A transferência de carga da ZipCharge Go para seu veículo elétrico será relativamente rápida – ou seja, entre 30-60 minutos, dependendo da capacidade e temperatura do mesmo. Depois de recarregado, seu BEV terá um alcance extra de 32-64 km, o que é suficiente para as necessidades diárias e deslocamento médio da maioria dos usuários.

Segundo a ZipCharge, os proprietários de BEVs querem recarregar a bateria do veículo onde quer que ele esteja parado (por exemplo, em casa durante a noite), mas cerca de 40% das famílias não podem fazê-lo em casa porque não há estacionamento na rua ou porque o imóvel é alugado e não oferece condições para tal. Como “o carregamento público é inconveniente e caro, essa desigualdade de cobrança tem que acabar”, diz a empresa.

Neste sentido, a ZipCharge acredita que levar a bateria portátil para seu BEV é uma forma democrática de recarregar o veículo onde você estiver estacionado ou onde a necessidade de recarga aparecer. Dessa forma, a empresa afirma que sua bateria portátil aumenta a autonomia de veículos elétricos de forma prática e rápida.

Foto: ZipCharge/divulgação

Outra vantagem sugerida pela ZipCharge é que os proprietários da bateria portátil vão poder instalar no celular um aplicativo intuitivo que lhes permitirão ter o controle da bateria, seja mediante agendamento automático do carregamento para obter um menor custo (sem a necessidade de ter que dirigir até um ponto de abastecimento), ou para fornecer atualizações de status e rastreamento – tanto do veículo particular como os da frota.

Foto: ZipCharge/divulgação

Até o presente momento, o preço da ZipCharge Go não está disponível no website da empresa, embora ela alegue que cobrará um “preço acessível” por sua bateria portátil.

Fonte: ZipCharge

Sobre o autor | Fernando Oliveira


Fernando é o fundador e editor da Sustenare News. Ele é administrador de empresas, cientista da computação e doutor em energia pela Universidade de São Paulo (USP). Fernando morou nos Estados Unidos por dez anos, país onde cursou universidade e trabalhou por igual período para empresas de tecnologia e do ramo editorial.

.

Outros posts e notícias sobre veículos elétricos publicados pela Sustenare:

Posso alimentar minha casa com a energia de meu carro elétrico?

Baterias de veículos elétricos podem ser recicladas?

Quanto custa carregar um veículo elétrico e abastecer um a gasolina

Tecnologia quântica pode carregar veículos elétricos em poucos segundos

Primeiro avião elétrico da NASA está pronto para testes no ar

Caminhão elétrico sem cabine vai rodar nos EUA

Outros Posts