GE produz a maior pá reciclável de turbina eólica do mundo
Por meio de suas enormes turbinas eólicas e projetos offshore inovadores, a GE continua aprimorando seu kit de ferramentas em uma tentativa de construir o futuro da energia sustentável, e uma pá de turbina recém-revelada mostra como isso pode se estender aos materiais usados. Um consórcio liderado por ela fabricou a maior pá termoplástica do mundo, projetada para servir como exemplo em escala real de uma pá de turbina eólica totalmente reciclável.
A energia eólica tornou-se um pilar importante para um futuro livre de combustíveis fósseis, mas isso não significa que ela se faça presente sem trazer consigo preocupações ambientais próprias, uma vez que os compostos termofixos usados nas turbinas atuais não podem ser reciclados.
Um estudo da Universidade de Cambridge sugere que até 2050 haverá 43 milhões de toneladas de resíduos oriundos de pás eólicas em todo o mundo. O Projeto de Pesquisa ZEBRA (Zero Waste Blade Research), da universidade, vem trabalhando em materiais mais sustentáveis, na forma de compósitos termoplásticos.
A pá protótipo de 62 metros da GE é feita com uma resina Elium — material termoplástico reforçado com fibra de vidro — da empresa Arkema. Além de ser 100% reciclável, o material oferece um nível de desempenho semelhante ao das resinas termofixas que se beneficiam de sua leveza e durabilidade.
Por meio de um método de reciclagem química, o material pode ser ‘despolimerizado’ e transformado em uma nova resina virgem reutilizável, funcionando para o setor de energia eólica como uma prova de conceito de economia circular.
No entanto, antes que isso aconteça, a empresa LM Wind Power iniciará testes estruturais em grande escala para verificar o desempenho da pá. Em seguida, verificará esses métodos avançados de reciclagem no final de 2022, enquanto também trabalha em formas de reciclagem dos resíduos de produção.
“Com este projeto, damos atenção a dois desafios cruciais da indústria”, disse John Korsgaard, Diretor Sênior de Excelência em Engenharia, da LM Wind Power. “Por um lado, fazemos progresso em nossa visão Zero Waste Blades ao prevenir e reciclar resíduos da produção. Por outro lado, levamos a capacidade de reciclagem da pá a um novo nível: o material do composto termoplástico da pá tem alto valor no final de seu ciclo de vida e pode ser prontamente utilizado como composto para materiais de outras indústrias, além de poder ser ‘despolimerizado’ para que a resina possa ser reaproveitada na produção de novas pás.”
Fonte: GE
Artigo original (em inglês) publicado por Nick Lavars na New Atlas.
Sobre o autor
Nick Lavars tem escrito e editado na New Atlas por mais de seis anos, onde cobriu de tudo, desde sondas espaciais distantes a carros autônomos e ciência animal esquisita. Antes disso ele passou pela The Conversation, Mashable e The Santiago Times, obtendo ao longo do caminho um mestrado em comunicações pela RMIT University, de Melbourne.
Outros artigos da Sustenare abordando energia eólica:
Turbina eólica portátil que cabe em sua mochila
Solar e Eólica tiveram aumento na oferta de energia elétrica em 2021