Lata de cerveja com aba dupla faz a espuma perfeita
A cerveja que sai de uma lata não é exatamente igual à cerveja que sai de uma torneira [como o nosso chope] – e muito dessa diferença tem a ver com a espuma. Os japoneses levam a espuma da cerveja muito a sério, ao que parece, e uma equipe de design acredita que uma lata de cerveja com aba dupla faz a espuma perfeita.
Na avaliação da equipe, um colarinho adequado é essencial para proteger a cerveja do ar ambiente e conservar seu aroma, sabor e efervescência. Não sei sobre tudo isso, mas sei que a Guinness [cerveja irlandesa mundialmente famosa], com sua alardeada tecnologia Widget flutuante, é uma das únicas cervejas em lata que realmente têm me impressionado. [A própria Guiness define a tecnologia widget como sendo uma pequena bola branca cheia de nitrogênio que fica dentro da lata e que, no segundo em que a lata é aberta, a bola libera a onda mágica de bolhas para replicar a experiência do colarinho produzido por uma serpentina.]
A widget, no entanto, tem tudo a ver com o caráter nitrogenado da cerveja que faz uma espuma cremosa para deixar aquele bigode que você tanto espera de uma cerveja do tipo stout. Já as cervejas tipo lagers são diferentes, e lagers são a bola da vez no Japão. As marcas Asahi, Kirin e Sapporo estão lançando pale lagers que se tornaram campeãs de vendas.
A equipe de design tinha um objetivo em mente: a proporção “ouro” de 7:3 entre cerveja e espuma. Eles investigaram a formação de bolhas e descobriram que algumas são criadas quando a cerveja é aberta pela primeira vez e outras quando ocorre o atrito entre o líquido e a lata, quando a cerveja é derramada no copo. Eles observaram que mais bolhas eram geradas quando o líquido era derramado quando a abertura da aba era bem estreita.
E assim eles criaram uma lata de cerveja que pudesse ser aberta a partir de duas abas numeradas. A primeira aba faz uma pequena abertura na lata através da qual a primeira metade da cerveja derramada no copo vai produzir uma boa espuma. Depois é só esperar as bolhas assentarem um pouco, para abrir a segunda aba e completar o resto da cerveja.
Certamente, a melhor coisa sobre esta invenção é que você não precisa comprar uma lata assim para experimentar a ideia. Basta pegar uma lata comum, abra-a apenas um pouquinho e finja que tem uma sofisticada lata de cerveja de aba dupla. Confira a invenção no vídeo abaixo.
Fonte: Nendo
Artigo original (em inglês) publicado por Loz Blain, na New Atlas.
Sobre o autor
Loz Blain passou oito anos perseguindo um diploma de artes na Universidade de Melbourne, Austrália. Sem foco e com deficiência de atenção, ele buscou mais de 30 áreas diferentes de estudo em humanidades e ciências, em uma série de caprichos, antes de se decidir por um curso de psicologia. Desde 2007, Loz é um dos colaboradores mais versáteis da New Atlas e desde então provou ser fotógrafo, cinegrafista, apresentador, produtor e engenheiro de podcast, além de redator sênior.