Nike lança tênis sustentável que se separa em três partes reutilizáveis

Imagem do par de tênis para ilustrar o artigo que diz que a Nike lança tênis sustentável que se separa em três partes reutilizáveis
O novo tênis ISPA Link tricolor e reciclável da Nike será lançado no próximo mês. Foto: Nike/New Atlas/Reprodução.

Vestuário, calçados e equipamentos reciclados há muito ocupam os holofotes, mas produtos e conceitos recicláveis que se voltam para o futuro estão fazendo sua parte para terem uma fatia justa do sucesso. Na busca para simplificar a sustentabilidade de calçados com seu novo ISPA Link, a Nike lança tênis sustentável que se separa em três partes reutilizáveis no final de seu ciclo de vida, essencialmente se colocando numa pré-qualificação cujo destino é a reciclagem. A Nike espera escalar o programa para tornar a reciclagem de tênis um conceito mais universal.

O ISPA Link (na linguagem da Nike, o ISPA significa Improvisar; Limpar; Proteger; Adaptar) não é o primeiro tênis reciclável que vimos de um grande fabricante, mas incorpora uma estratégia diferente, contando com três peças separadas que se encaixam sem colas ou costura para criar o todo. A Nike explica que as colas (adesivos) tornam um calçado muito difícil de desmontar para que possa ser reciclado, então elas são deixadas para trás.

As cápsulas grandes na entressola de peça única se encaixam perfeitamente dentro dos orifícios correspondentes na parte superior macia para criar o corpo do tênis.

Essas cápsulas, cujo design nos calcanhares lembra os olhos de uma mosca, funcionam como a sola do calçado. A terceira e última peça é o cadarço que amarra a parte superior. A Nike promete que o tênis é flexível, confortável e durável, apenas com uma nova construção mais circular.

Os proprietários do modelo ISPA Link podem facilmente dividir o tênis em três componentes para serem reciclados. Imagem: Nike

Será interessante ver se o ISPA Link dura tanto quanto os tênis que têm montagens tradicionais. O processo de reciclagem em si não será tão simples quanto jogar os calçados na lixeira, mas a fácil divisão de três peças promete torná-lo mais fácil do que separar manualmente os tipos de calçado, arrancar ilhós de metal e separar vários materiais inúmeras vezes – especialmente para os donos de tênis, que precisam apenas deixar as peças do ISPA Link em uma loja da Nike que tenha uma Central de Reciclagem e Doação.

Além de promover o caráter reciclável, a construção sem cola do ISPA Link simplifica a fabricação. Sem ter que deixar as colas endurecerem ou usar processos que consomem muita energia, como aquecimento e resfriamento, a Nike diz que com menos recursos o calçado pode ser montado em aproximadamente oito minutos.

O ISPA Link está programado para ser lançado em junho próximo. E em 2023, terá a companhia do ISPA Link Axis, ainda mais selvagem. A Nike pretende escalar o programa de reciclagem de tênis para atingir um público mais amplo e avançar em direção a suas metas maiores de sustentabilidade.

Fonte: Nike

Artigo original (em inglês) publicado por Chris Weiss na New Atlas.

Sobre o autor
Chris Weiss juntou-se à equipe do New Atlas em 2011, enquanto seguia o simples e sábio conselho de seu pai: “Se você fizer algo que ama, não será realmente trabalho”. Aquele algo incluiu ir atrás das últimas notícias sobre carros, equipamentos esportivos ao ar livre e tecnologia de ponta, nacional e internacional. Chris atua como editor automotivo na New Atlas, onde também cobre outras inovações projetadas para ajudar as pessoas a experimentar e desfrutar de um mundo mais amplo ao seu redor.

Outros Posts