Residência foca na natureza para ser envolvida pela vegetação
A empresa britânica Giles Miller Studio concluiu recentemente seu primeiro projeto residencial. Chamado de Woven, a casa notável é envolta em uma tela intrincada feita de um polímero termoplástico reciclado. A residência foca na natureza para ser envolvida pela vegetação ao longo do tempo.
Localizada em Kent, na Inglaterra, a residência fica muito perto da praia e serve como um retiro familiar. A casa possui uma tela que imita uma treliça bastante complexa, a qual se inspira nos padrões retorcidos da trama do vime. Ela envolve quase toda a casa para que possa ajudar no sombreamento das vidraças abundantes, além de possuir várias plantas que continuarão a cobri-la com o tempo.
Na criação da tela, o arquiteto utilizou módulos reciclados de acrilonitrila butadieno estireno (ABS, da sigla em inglês), material obtido a partir de resíduos recuperados da produção de componentes eletrônicos.
“A superfície externa da casa é uma obra de arte escultural que possibilita sua funcionalidade arquitetônica, permitindo que jasmins, trepadeiras clematites e outras plantas cresçam pela treliça, para que possam trazer a natureza para a casa por meio de seu exterior envidraçado”, explicou a Giles Miller Studio. “A fachada faz com que a construção lembre um lar dentro da natureza ao trazer a beleza visual desses arredores naturais para beneficiar os moradores e também permitir o uso extensivo de vidro do chão ao teto, criando um sombreamento natural.”
Estruturalmente, a casa é feita de aço e madeira laminada cruzada (CLT, da sigla em inglês), além de um pouco de concreto na fundação. Seu interior é muito bem feito e o tom discreto das cores transfere o foco para a beleza natural da madeira bruta.
A moradia é decorada com materiais naturais, incluindo crina de cavalo, algodão e lã Shetland, assim como seda e caxemira luxuosas. A iluminação é totalmente eficiente em termos energéticos e todos os acessórios hídricos na cozinha e nos banheiros foram projetados para usar o mínimo de água.
O andar superior possui quatro suítes e vista para a vegetação, além de uma área grande de terraço e alguns assentos para permitir que os proprietários se divirtam sentados entre as árvores e plantas.
Fonte: Giles Miller Studio
Artigo original (em inglês) publicado por Adam Williams na New Atlas.
Sobre o autor
Adam Williams vasculha o mundo a partir de sua casa, na Espanha, para trazer o melhor da arquitetura inovadora e do design sustentável para as páginas da New Atlas. A maior parte de seu tempo livre é gasta brincando com música, mexendo em computadores Macintosh antigos e tentando manter na estrada seu ônibus VW ainda mais antigo.
.
Galeria de fotos adicionais