União Europeia vai exigir padronização para carregadores de celular
Quantas vezes já compramos celulares fabricados pela mesma empresa? Talvez diversas vezes. E quantas vezes os carregadores dos modelos anteriores puderam ser usados no novo modelo? Bem, a resposta é nenhuma, caso seu celular tenha sido fabricado pela Apple. Do ponto de vista ambiental, não faz sentido uma empresa de celular fabricar novos modelos que apresentem carregadores cujos encaixes diferem dos modelos anteriores. Por isso, uma nova regra da União Europeia vai exigir padronização para carregadores de celular e outros eletrônicos.
Fabricar carregadores diferentes para cada modelo lançado, como tem feito a Apple desde 2012 com celulares, além de ser uma prática insustentável, ela tem irritado muitos consumidores ao redor do mundo, os quais estão fartos de terem que lidar com carregadores diferentes e portas diferentes. Entretanto, há uma boa notícia para estes consumidores.
A União Europeia (UE) aprovou um decreto determinando que o carregador de qualquer aparelho eletrônico – seja ele um celular, headphone, tablet, laptop ou uma máquina fotográfica – que for vendido dentro dos 27 países da região, a partir dos meados de 2024, deve ser compatível com um cabo USB Tipo-C – modelo usado pela maioria dos aparelhos de celular, mas não por iPhones, cuja forma de conexão é proprietária.
Apesar de alguns aparelhos da Apple já usarem o cabo USB Tipo-C, como é o caso de iPads Pro e alguns laptops, uma matéria da Wired Magazine diz que “há mais de 1 bilhão de iPhones no mundo e todos os que foram lançados a partir de 2012 possuem uma porta do tipo Lightning”, incompatível com a de modelos USB Tipo-C.
A Wired menciona que entre os grandes fabricantes de celular, a Apple será a que mais sentirá o impacto da mudança proposta pelo mandato da UE, justamente por ser a empresa que fabrica a maior quantidade de aparelhos com conexão proprietária, como é o caso do tipo de conexão Lightning, existente nos iPhones.
Embora a Apple possa não gostar, o mandato da UE visa descomplicar a vida dos usuários de tais aparelhos, reduzir o consumo energético das empresas e o volume de lixo eletrônico no meio ambiente. O planeta agradece e os consumidores aplaudem a medida.
Sobre o autor | Fernando Oliveira
Fernando é o fundador e editor da Sustenare News. Ele é administrador de empresas, cientista da computação e doutor em energia pela Universidade de São Paulo (USP). Fernando morou nos Estados Unidos por dez anos, país onde cursou universidade e trabalhou por igual período para empresas de tecnologia e do ramo editorial.