Robô dentista realizou o primeiro procedimento humano do mundo

Imagem de um homem deitado na cadeira de dentista para procedimento odontológico realizado por um robô ilustra o post cujo título diz que robô dentista realizou o primeiro procedimento humano do mundo.
Braço robótico sofisticado realiza procedimento odontológico com precisão e eficiência utilizando a inteligência artificial. Imagem: Perceptive/divulgação.

Você conseguiria imaginar que ao sentar na cadeira de uma clínica odontológica para um procedimento de colocação de coroas, todo o trabalho fosse realizado por um robô e concluído em apenas 15 minutos? Pois bem, em 30 de julho, uma empresa de robótica movida por inteligência artificial (IA), com sede em Boston, chamada Perceptive, anunciou em sua conta do LinkedIn que seu sofisticado robô dentista realizou o primeiro procedimento humano do mundo, com a ajuda da IA.

Segundo a Perceptive, esse é um marco importante para os profissionais da odontologia, visto que tal avanço abre a possibilidade de aumentar de forma significativa a precisão e a eficiência dos tratamentos dentários e, ao mesmo tempo, tornar mais acessível o atendimento odontológico de alta qualidade, além de melhorar a experiência dos pacientes e os resultados clínicos.

Como funciona essa tecnologia inovadora?

A Perceptive diz que seu sistema odontológico de robótica combina imagens 3D – alimentadas por IA – com um braço robótico que foi projetado especificamente para realizar procedimentos odontológicos em apenas 15 minutos, como a colocação de coroas, com apenas uma única visita à clínica. Isso representa um enorme avanço em relação ao método tradicional, que geralmente requer duas visitas separadas ao consultório odontológico de pelo menos uma hora cada, diz a empresa.

O procedimento começa com uma tomografia de coerência óptica (OCT, da sigla em inglês) usando um scanner intraoral portátil da Perceptive. Este dispositivo avançado captura imagens 3D detalhadas do dente e das áreas ao redor, inclusive abaixo da linha da gengiva e sob a superfície do dente. Essas imagens de alta resolução ajudam a identificar com mais clareza as condições dos dentes dos pacientes e a optar pelo melhor tratamento.

A ideia surgiu na Zona Rural do Canadá

O desenvolvimento dessa tecnologia odontológica foi inspirado em experiências pessoais que o dentista, CEO e fundador da Perceptive, Chris Ciriello, teve na zona rural do Canadá, durante o tempo em que trabalhou por lá, depois de concluir a faculdade de odontologia. Ele notou que havia uma escassez de dentistas naquela área para cuidar dos pacientes que precisavam de tratamento. Foi então que ele teve a ideia de criar uma organização (a DSO) para oferecer suporte a tais pacientes. No entanto, sem conseguir dar conta do alto volume de pacientes que ele tinha para tratar, a solução teria que ser encontrada por meio do uso da tecnologia. E foi a partir dessa necessidade que surgiu a startup Perceptive, mediante aportes de capital feitos por investidores.

“Parabéns à Perceptive pela conclusão do primeiro procedimento odontológico totalmente automatizado do mundo em um ser humano usando seu avançado sistema de odontologia robótica”, disse Dan Burke, Diretor de Estratégia Empresarial da Pacific Dental Services, no LinkedIn. “Temos orgulho de trabalhar com o Dr. Chris Ciriello e sua equipe desde que ouvimos sua visão pela primeira vez, anos atrás, na conferência DenTech do ADA Forsyth Institute. Essa tecnologia tem uma promessa notável. Esperamos vê-la se concretizar”, completou Burke.

Embora os testes internos com o braço robótico tenham sido bem sucedidos, visto que o robô dentista realizou o primeiro procedimento humano do mundo com precisão e eficiência, a Perceptive faz a ressalva de que tais “testes ainda não foram realizados com a aprovação do IRB e da FDA e, portanto, a tecnologia atualmente não possui autorização de comercialização, nem está disponível para venda nos Estados Unidos”. (O IRB é um grupo que revisa e monitora pesquisas biomédicas envolvendo seres humanos; o FDA é a agência do Departamento de Saúde dos Estados Unidos.)

Fonte: Perceptive

Sobre o autor | Fernando Oliveira

Foto Fernando


Fernando é o fundador e editor da Sustenare News. Ele é administrador de empresas, cientista da computação e doutor em energia pela Universidade de São Paulo (USP). Fernando morou nos Estados Unidos por dez anos, país onde cursou universidade e trabalhou por igual período para empresas de tecnologia e do ramo editorial.

Outros Posts