Quer um veículo elétrico com bateria de 965 km de alcance?

Imagem de um veículo elétrico sendo recarregado ao ar livre para ilustrar o post cujo título pergunta: Quer um veículo elétrico com bateria de 965 km de alcance?
A QuantumScape, localizada na cidade americana de San Jose, na Califórnia, está desenvolvendo uma bateria de estado sólido para aumentar a autonomia dos veículos elétricos. Crédito: Andreas160578/Pixabay.

O incentivo para baterias de estado sólido pode resultar na autonomia de baterias extra longas já em 2027.

A bateria de estado sólido – que armazena mais energia em cada unidade de volume do que as baterias atuais e amplia o alcance dos veículos elétricos – por muito tempo parecia algo fora de alcance. Mas essa realidade está cada vez mais próxima, e o progresso recente [nesta área] ajuda a esclarecer quando os primeiros modelos podem chegar.

A Samsung SDI disse em março que produzirá baterias de estado sólido para uso em veículos [elétricos] de última geração até 2027. Os veículos seriam capazes de viajar mais de 900 quilômetros antes de precisarem ser recarregados. A Samsung, com sede na Coreia do Sul, não disse quais montadoras usariam a bateria, mas a empresa tem relações com a GM, Hyundai e Stellantis.

Um alcance de 965 km seria aproximadamente o dobro do alcance dos modelos mais populares atualmente existentes.

O anúncio da Samsung a coloca à frente da Toyota, que disse aos investidores em janeiro [deste ano] que está no caminho para desenvolver uma bateria de estado sólido até 2027 ou 2028, e posteriormente um incremento da produção em massa.

A QuantumScape, com sede na Califórnia, disse em julho que havia chegado a um acordo para licenciar sua tecnologia de bateria de estado sólido para a Volkswagen poder desenvolvê-la na produção em massa. O anúncio não incluiu um cronograma de quando esses veículos poderão ser disponibilizados aos consumidores.

A maioria das baterias de veículos elétricos atualmente no mercado tem um eletrólito líquido ou gel, o material por meio do qual os íons de lítio fluem à medida que a bateria carrega e descarrega. Uma bateria de estado sólido significa que o eletrólito é sólido, geralmente cerâmico ou polímero. Seu design permite uma densidade de energia muito maior, tempo de carregamento mais rápido e menor risco de incêndio.

Outros fabricantes de bateria – como a Blue Solutions da França, a Factorial Energy de Massachusetts e a Solid Power do Colorado, entre outros – estão trabalhando em seus próprios sistemas de estado sólido, com cronogramas que teriam seus produtos no mercado por volta de 2030. A Nissan tem uma equipe interna trabalhando em baterias de estado sólido e tem como objetivo o lançamento público até 2029.

Artigo original (em inglês) publicado por Dan Gearino na Inside Climate News (ICN), uma organização independente e sem fins lucrativos que cobre notícias sobre clima, energia e meio ambiente. Artigo republicado com permissão. Assine a newsletter da ICN aqui.

Sobre o autor
Dan Gearino escreve sobre o lado empresarial da transição para a energia limpa. Depois de passar nove anos no The Columbus Dispatch, produzindo notícias sobre negócios de energia, ele pousou na ICN em 2018 para cobrir a região centro-oeste dos Estados Unidos. Dan cresceu no Condado de Warren (Iowa) e atualmente vive em Columbus (Ohio).

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