Firma de arquitetura projeta hotel que preserva ecossistema
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O estúdio britânico Zaha Hadid Architects revelou o projeto de um hotel de linhas curvas para a marca de hospitalidade Not A Hotel, que será construído em um terreno costeiro de Okinawa, no Japão. Batizado de Vertex Hotel, o empreendimento ficará entre a floresta e a praia, ocupando uma área de 25.300 m² com vilas, suítes e piscina ao ar livre.
Segundo o Zaha Hadid Architects, o desenho busca “preservar os ecossistemas costeiros e marinhos da ilha”, em conformidade com as diretrizes ambientais locais. A forma sinuosa do edifício foi inspirada nos contornos da geologia calcária da região, criando uma continuidade com as formações rochosas existentes.
“O projeto se desenvolve como uma sequência de terraços horizontais escalonados, pátios e jardins, que refletem a topografia variada do local. A composição, a orientação e a materialidade do hotel foram obtidas após investigações detalhadas de seu terreno à beira-mar”, disse o estúdio.
A fachada envidraçada será marcada por lajes de bordas suaves, enquanto no nível térreo uma piscina estreita envolverá a base da construção.

Com estrutura modular composta por elementos pré-fabricados, o hotel pretende minimizar impactos ambientais durante a obra. A paleta de materiais inclui pinho e calcário de origem local, além de peças de concreto pré-fabricado com textura que remete às areias brancas das praias vizinhas.
“O hotel amplia a tradição da arquitetura histórica de Okinawa, que valoriza o rigoroso trabalho artesanal de mestres construtores e artesãos com os melhores materiais da região”, destacou o estúdio.
Entre os destaques estão as coberturas curvas voltadas para o mar, que se desenrolam pela fachada criando áreas externas sombreadas, em referência às beiradas profundas típicas da arquitetura da ilha. Essas estruturas terão formas personalizadas, definidas a partir da análise da irradiação solar diária.
“O desenho das coberturas faz uma transição suave da geologia costeira para a vegetação densa da floresta tropical, oferecendo vistas ininterruptas do oceano e uma conexão profunda com o ambiente”, explicou o diretor do projeto, Ludovico Lombardi.

O hotel também priorizará a ventilação natural em áreas comuns e vilas, e todas as instalações serão elevadas pelo menos 6,5 metros acima da linha de maré alta, como medida preventiva contra condições climáticas severas.
Além deste projeto, o Zaha Hadid Architects apresentou recentemente o design de um hospital na Itália, organizado em torno de jardins em múltiplos níveis, e de um estádio e centro esportivo à beira-mar na cidade de Guangzhou, na China.
As renderizações são da Negativ.
Este texto foi traduzido diretamente de um artigo publicado originalmente em inglês no site da Dezeen, a qual detém os direitos autorais sobre o mesmo e proíbe que ele seja reproduzido a partir do site da Sustenare News. Caso deseje reproduzir algum artigo da Dezeen, leia os termos dos direitos autorais da empresa.
