Maior empreendimento residencial do mundo, impresso em 3D
Um empreendimento residencial ambicioso de 100 casas, chamado Wolf Ranch, parece estar prestes a se tornar um grande passo à frente na construção impressa em 3D – opção que vem se popularizando nos Estados Unidos. Localizada perto da cidade de Austin, no Texas, o modelo decorado da primeira casa do projeto foi revelado antes de chegar a primeira leva de residentes, prevista para setembro próximo.
Descrito como o empreendimento de maior escala de residências impressas em 3D do mundo, o Wolf Ranch está sendo construído pela Lennar e pela Icon, e é coprojetado pelo renomado escritório de arquitetura Bjarke Ingels Group (BIG). O projeto faz parte de um empreendimento maior da Hillwood Communities Development, o qual também terá casas construídas de forma tradicional.
As 100 casas do Wolf Ranch, impressas em 3D, apresentam áreas que variam de 140 a 195 metros quadrados – todas em um único pavimento – e disponibilizadas em oito plantas diferentes, com três ou quatro quartos e dois ou três banheiros. Seu design como um todo foi inspirado nas fazendas tradicionais do Texas.
A casa completa retratada neste artigo está sendo usada para que possíveis compradores possam ter uma ideia de como é realmente viver em uma casa impressa em 3D.
À primeira vista, ela se parece muito com qualquer outra casa moderna, embora, após uma inspeção mais detalhada, suas paredes com nervuras revelem que a casa foi criada por uma impressora 3D. A casa tem uma boa iluminação e é espaçosa por dentro, com vidraças generosas e uma ampla área de estar aberta que é integrada com a cozinha.
Um sistema de painel solar instalado nos telhados possibilitará as residências reduzir o uso de energia elétrica oriunda da rede. As casas também terão alguma tecnologia residencial inteligente, como uma campainha com vídeo, fechadura operada por Wi-Fi e um termostato inteligente.
O empreendimento Wolf Ranch está sendo construído com as impressoras 3D Vulcan da própria Icon. O processo de construção é semelhante ao de outros projetos impressos em 3D que abordamos anteriormente. Ele consiste em fazer a impressora 3D expelir por seu bocal extrusor uma mistura proprietária chamada de Lavacrete – semelhante ao cimento – que é depositada camada por camada para criar a estrutura básica da casa. Os construtores humanos então adicionam o telhado, as portas, janelas e qualquer outra coisa que for necessária.
Atualmente, existem seis casas impressas em 3D concluídas e disponíveis para compra no empreendimento Wolf Ranch, com preços aproximados variando de $476 mil dólares a $560 mil dólares e os interessados podem visitar as unidades virtualmente, clicando no link abaixo.
Fonte: Icon
Artigo original (em inglês) publicado por Adam Williams na New Atlas.
Sobre o autor
Adam Williams vasculha o mundo a partir de sua casa, na Espanha, para trazer o melhor da arquitetura inovadora e do design sustentável para as páginas da New Atlas. A maior parte de seu tempo livre é gasta brincando com música, mexendo em computadores Macintosh antigos e tentando manter na estrada seu ônibus VW ainda mais antigo.