O mosquito pode voar, mas não pode se esconder dessa câmera

Foto de uma câmera bege sobre uma mesa de vidro ilustra o post cujo título diz que mosquitos podem voar mas não podem se esconder dessa câmera.
A câmera grande angular, equipada com e um software de visão computacional infravermelha e inteligência artificial, escaneia constantemente um cômodo, mesmo no escuro, em busca de mosquitos voadores. Imagem: Bzigo/New Atlas/reprodução.

Os mosquitos são mestres da evasão quando estão dentro de nossas casas, aparentemente desaparecendo depois que você tenta, sem sucesso, matá-los. É aí que entra a Bzigo Iris para rastrear e mostrar onde os mosquitos estão. Ou seja, o mosquito pode voar, mas não pode se esconder dessa câmera equipada com luz infravermelha.

Criada pela startup israelense Bzigo, a Iris chamou nossa atenção pela primeira vez em 2020, quando ainda estava na forma de protótipo. Adiante quatro anos e o aparelho agora está disponível comercialmente.

Como a câmera funciona

Colocada em um local onde pode ver a maior parte de um cômodo, a Iris utiliza uma câmera grande angular e um software de visão computacional movido por inteligência artificial (IA) para escanear constantemente o espaço em busca de mosquitos voadores. Ela vem equipada com uma série de LEDs infravermelhos para que o aparelho possa escanear o cômodo até mesmo no escuro.

Aparentemente, os cérebros de IA da câmera não são facilmente enganados por tipos diferentes de pequenos insetos voadores, como as mariposas, ou por partículas de poeira que são transportadas pelo ar.

Sempre que um mosquito é detectado, a câmera rastreia sua posição até que ele pouse em algum lugar. Então, o dispositivo marca o local de pouso com uma ponteira de laser vermelho Classe-1, seguro para os olhos, ao mesmo tempo em que alerta o usuário pelo wifi de seu smartphone iOS ou Android. Se mais de um mosquito for detectado ao mesmo tempo, a câmera moverá a ponteira de laser entre todas as suas localizações.

A câmera marca o local de pouso do mosquito com um laser vermelho inofensivo aos olhos humanos e alerta o morador pelo wifi do smartphone. Imagem: Bzigo/divulgação.

Além disso, várias câmeras podem ser configuradas em cômodos diferentes, todas conectadas a um único smartphone.

Uma vez que o alerta de mosquito tenha sido emitido, cabe ao usuário realmente dar fim ao inseto. Um mata-moscas elétrico com cabo telescópico está incluído no pacote para esse propósito. E sim, seria melhor se a Bzigo Iris também matasse o mosquito, embora seja difícil imaginar como isso seria feito sem deixar marcas de queimadura de laser ou pequenos buracos de bala nas paredes.

Se você quiser ter uma Bzigo Iris, pode encomendá-la pelo site da empresa pelo preço atual de US$ 339.

Veja a demonstração da câmera pelo vídeo abaixo (em inglês).

Fonte: Bzigo

Artigo original (em inglês) publicado por Ben Coxworth na New Atlas.

Outros Posts