Primeiro carro do mundo movido a energia solar
Uma empresa de alta tecnologia da Holanda, chamada Lightyear, lançou recentemente o primeiro carro do mundo movido a energia solar: o modelo Lightyear 0. A empresa diz que após seis anos de P&D, design, engenharia, prototipagem e testes, o modelo solar de primeira linha está programado para entrar em produção neste outono europeu.
“Hoje é o dia que todos esperávamos desde que nós cinco cofundadores sentamos em uma cozinha esboçando nosso sonho de construir o carro mais sustentável do planeta. Em 2016, tínhamos apenas uma ideia; três anos depois, tínhamos um protótipo. Agora, após seis anos de testes, iterações, (re)projetos e inúmeros obstáculos, Lightyear 0 é a prova de que o impossível é realmente possível.”
Lex Hoefsloot, CEO e cofundador da Lightyear
Dirija por meses sem precisar recarregar o veículo
Graças a um rendimento solar de até 11 mil quilômetros por ano, os motoristas que usarem o Lightyear 0 para deslocamentos diários (~35 quilômetros) poderão dirigi-lo por meses sem precisar conectá-lo a uma tomada doméstica ou a uma estação pública de carregamento.
Os cinco metros quadrados de painéis solares de curva dupla patenteados pela Lightyear oferecem condições para que o veículo seja carregado enquanto se desloca por ruas e estradas, ou mesmo quando estiver estacionado em locais abertos. Em condições ideais, isso permite que o Lightyear 0 seja abastecido diariamente com 70 quilômetros de alcance, além da autonomia estimada de 625 quilômetros.
Em climas como o da Holanda, seriam dois meses, mas em climas como os da Espanha e Portugal, onde o sol predomina por mais tempo durante o ano, o veículo rodaria por até sete meses sem a necessidade de recarga.
“Por meio do Lightyear 0, a empresa oferece um novo futuro para motoristas que desejam liberdade de mobilidade com a tranquilidade da energia sustentável, e esse futuro começa agora”, disse a empresa em seu comunicado para a imprensa.
O modelo repensa a arquitetura dos carros elétricos
O Lightyear 0 é um veículo elétrico que mede cinco metros de comprimento, mas seu peso total é de apenas 1.575 quilos. Seu consumo energético de 10,5 kWh para 100 quilômetros (a 110 km/h), motores nas quatro rodas e coeficiente de arrasto abaixo de 0,19 fazem dele o veículo elétrico mais eficiente e o carro familiar mais aerodinâmico até hoje.
Desde a sua criação, a Lightyear procurou desenvolver um carro que eliminasse a pressão sobre o planeta e também sobre o motorista. Portanto, cada detalhe do projeto teve em mente os princípios do minimalismo, sustentabilidade e conforto.
Seu painel elegante possui um sistema de multimídia com tela de 10,1 polegadas (25,6 cm) que é sensível ao toque e que permite atualizações baseadas em nuvem. O interior do veículo é composto inteiramente de materiais veganos e de origem natural, como bancos de camurça de microfibra ecológica e detalhes de palma de vime.
Produção do veículo ainda para este ano
Enquanto a Lightyear se prepara para colocar os primeiros carros solares nas estradas, a empresa optou por apresentar oficialmente seu carro principal com um nome que melhor ecoa com sua jornada. Da mesma forma que no início do desenvolvimento da tecnologia, uma lousa em branco, o modelo Lightyear 0 (zero) será o carro que abre o caminho para uma nova era de mobilidade limpa.
A produção está programada para começar no outono europeu e o primeiro carro será entregue já em novembro de 2022. Um máximo de 946 Lightyear 0 será produzido a um custo de €250.000 (R$1.382.600) para introduzir efetivamente esta nova forma de mobilidade no mercado.
A intenção agora é a de avançar com o próximo modelo da Lightyear, cuja produção está sendo projetada para atingir um alto volume a um preço inicial acessível de €30.000 (R$165.000), com previsão para o final de 2024/início de 2025.
Mais informações sobre a missão da Lightyear e sobre o primeiro carro solar do mundo podem ser encontradas em Lightyear.One.
Fonte: Notícia adaptada do site da empresa Lightyear.
Sobre o autor | Fernando Oliveira
Fernando é o fundador e editor da Sustenare News. Ele é administrador de empresas, cientista da computação e doutor em energia pela Universidade de São Paulo (USP). Fernando morou nos Estados Unidos por dez anos, país onde cursou universidade e trabalhou por igual período para empresas de tecnologia e do ramo editorial.